fbpx

Países que Falam Espanhol – Estados dos 4 cantos do planeta!

Os países que falam espanhol estão espalhados pelos mais diversos lugares do globo, e se você tem curiosidade de saber quais são, chegou ao local certo.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre a história da língua espanhola, além de trazer detalhes sobre sua separação e como cada Estado que a possui como língua oficial ou co-oficial a encara na Constituição e cotidiano.

Leia com a gente e saiba quais são os países que falam espanhol, fique por dentro dos detalhes e marque seu roteiro de viagem. Vamos lá!

espanha

PUBLICIDADE

História da Língua Espanhola

Em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América, o castelão já havia se consolidado na Península Ibérica, mas durante os séculos XV e XVI ocorreu uma revolução ao nível das consoantes, que envolveu as sibilantes e reduzindo-as.

Esta foi à variedade da língua reconhecida como el español de America, que foi enriquecida com a contribuição das línguas indígenas e aborígenes da América Latina.

A partir do século XVI, o termo “español” foi imposto quando foi convertido para a língua nacional. De fato, foi em 1536 que o imperador Carlos I, na presença do Papa, usou a expressão pela primeira vez “lengua española”, considerada “tão nobre que merecia ser conhecida e compreendida por todos os cristãos, pois era adequada para falar com Deus”.

Quais são os países que falam espanhol atualmente?

E quais são os países que falam espanhol atualmente? De 1492 até hoje, a área de propagação do espanhol inclui a pátria europeia e suas ex-colônias ultramarinas.

Ao todo, vinte e seis Estados, ou realidades semelhantes a estados localizados nos cinco continentes, fazem parte do mundo de língua espanhola. Além de ser a língua oficial da Espanha e de dezenove outros países da América Latina e do Caribe (México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Cuba, República Dominicana, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Porto Rico), é a língua materna em algumas áreas dos Estados Unidos (Novo México, Arizona, Texas, Califórnia e Flórida) onde também é a segunda língua principal.

O espanhol também é falado nas Filipinas, com cerca de um milhão e meio de habitantes, junto com o inglês e o tagalo, e em Trinidad, uma ilha próxima à Venezuela. Além disso, quando você considera o fato de que a Ilha de Páscoa (cuja língua nativa é o rapa-nui) é um território do Chile, pode-se dizer que o espanhol também é falado na Polinésia.

O espanhol também é a língua materna de uma multidão de descendentes judíos sefardíes daqueles que foram expulsos da Espanha em 1492, que atualmente vivem na Turquia, nos Bálcãs, na Ásia Menor, no Norte da África, mas também na Holanda, Grécia, Bulgária, Iugoslávia, Egito, Líbano e Síria. Existem também grandes comunidades na França, Estados Unidos, Israel e México.

Na África, o espanhol também é falado no Marrocos e no Sudão pela comunidade armamentista, formada por descendentes de soldados marroquinos que ali se estabeleceram em 1590 e que se comunicavam em castelhano.

Finalmente, na Oceania, também existem os hispanoablantes, devido à presença de um grande grupo de imigrantes de origem hispânica.

A nível institucional, o espanhol é a língua oficial das Nações Unidas, da União Europeia e de outras organizações internacionais.

Os perfis funcionais da língua espanhola

A língua espanhola está presente em todos os continentes, sendo a terceira língua mais falada no mundo e uma das mais extensas geograficamente. Das cerca de cinco mil línguas que existem em todo o mundo, o espanhol ocupa um lugar de privilégio com seus cerca de quatrocentos milhões de falantes. 

No entanto, é necessário distinguir a prioridade assumida pelo espanhol dentro da sua área de difusão. Quatro perfis funcionais podem ser distinguidos de acordo com o grau de “hispanização”, ou seja, pela proporção de falantes hispânicos apesar da população residente:

Língua nacional ou única língua oficial

São os Estados em que o espanhol é a única língua oficial e o principal meio de comunicação.

É a língua oficial tanto nos Estados onde é especificamente mencionado na Constituição (Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, El Salvador e Venezuela), quanto nos Estados onde não há alusão ao conceito linguístico (Paraguai e Equador, por exemplo).

No entanto, pode-se dizer que em países com uma porcentagem de falantes acima de 90%, o espanhol é considerado a língua nacional.

Língua dominante ou língua co-oficial

É a situação que ocorre em Estados com uma porcentagem de falantes hispânicos variando de 50 a 90%, onde o espanhol é dominante como língua oficial, de prestígio e suprarregional, mas não é considerado no sentido próprio, isto é, compartilha a situação oficial com outro idioma, no qual ocorre a grande maioria da comunicação pessoal e diária.

Língua minoritária

Esta situação se refere aos casos em que o espanhol é a língua geral de uma população minoritária e, portanto, está sujeita à pressão de uma ou mais línguas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o espanhol é uma língua minoritária limitada à comunicação dentro de um grupo étnico, uma vez que a língua dominante é o inglês.

Língua de grupo

Esta é a situação da difusão do espanhol como elemento distintivo de pequenos grupos de falantes, por exemplo, imigrantes na França, Alemanha, Bélgica, Suíça e Holanda, ou para os sefarditas no Sudão e para a Ilha de Guam na Ásia.

Em conclusão, o núcleo do mundo de língua espanhola é a pátria e suas ex-colônias americanas. Na metrópole, o espanhol é a língua dominante, na América Latina é ao mesmo tempo nacional e dominante e, perifericamente, é uma língua minoritária e de grupo.

Agora que já sabe quais são os países que falam espanhol, faça suas malas, prepare as passagens e o Google Tradutor, está na hora de viajar. Lembre-se de que a grande maioria dos países que falam espanhol são paradisíacos, principalmente aqueles localizados na região do Caribe. Nada mal, não é mesmo?

Esperamos ter lhe ajudado na sua dúvida sobre os países que falam espanhol. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo que lhe responderemos. Até a próxima!

Add Comment