CND Pessoa Física

A CND, Certidão Negativa de Débitos, é o documento que comprova a ausência de pendências das empresas e dos indivíduos. Esse documento pode ser requerido tanto por candidatos que participam dos processos seletivos ou por empresas que querem contratar. A CND, entretanto, tem vários tipos, e neste artigo vamos falar especificamente da CND Pessoa Física.

CND Pessoa Física

Para que serve?

A CND Pessoa Física mostra se o contribuinte Pessoa Física não possui pendências cadastrais ou omissão de declaração, além de pendências de débitos. Ou seja, se há alguma dívida ou ainda outra pendência, vai aparecer no documento.

Quem pode solicitar o serviço?

O serviço apenas pode ser utilizado por pessoas físicas.

Que documentos são solicitados para o serviço?

Para o serviço ser solicitado corretamente, você apenas precisa no número do CPF da pessoa a ser pesquisada. Apenas isso, nada mais. Com o CPF da pessoa para pesquisar, você consegue descobrir se há pendências no nome dessa pessoa.

Quanto tempo leva para fazer a pesquisa?

O tempo vai demorar dependendo da veracidade das informações. Além de digitar o CPF corretamente, você precisa digitar corretamente as letras de um captcha. O tempo médio para fazer todo o procedimento é de apenas 1 minuto.

Quanto custa a pesquisa?

Pesquisas simples algumas vezes não são gratuitas, mas nesse caso você não precisa pagar nada para realizar o serviço.

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Como fazer a pesquisa?

Para tirar a CND Pessoa Física, você apenas precisa entrar no link www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atspo/certidao e digitar o CPF de quem quer pesquisar. Além disso, você tem de digitar corretamente as letras e números do desafio obrigatório, para depois clicar em “Consultar”. Se tudo der certo, vai abrir uma página com um texto sobre a inexistência — ou existência — das pendências dessa pessoa.

Tenho uma dúvida. O que faço?

Se você tem alguma dúvida ou quer mais alguma informação sobre esse serviço, você pode fazer uma solicitação no Fale Conosco da Receita Federal, que se encontra no link idg.receita.fazenda.gov.br/contato/fale-conosco, ou pode ligar para o 146, o número do Receitafone. Ou, então, você pode entrar nesse site idg.receita.fazenda.gov.br/unidades-de-atendimento para procurar e agendar atendimentos na Receita Federal.

Se você se pergunta o que fazer primeiro, é recomendado que tire suas dúvidas no primeiro link disponibilizado, que é o Fale Conosco, ou então pelo número de telefone 146, porque são ações que você pode fazer na sua casa ou no seu escritório, ou seja, não terá que se deslocar até um posto de atendimento. Caso o problema não seja resolvido, você deve ir até um posto de atendimento da Receita Federal e explicar sua queixa.

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