Carta de Concessão INSS

A Carta de Concessão INSS é aquele documento que tem o objetivo de mostrar à pessoa beneficiada a forma de cálculo do valor do seu benefício. Além disso, essa carta ainda fornece informações sobre o banco que vai fazer o pagamento do benefício. Acontece que muita gente não aguenta esperar a carta chegar até a sua casa, o que às vezes demora um pouco. Para essas pessoas, há solução, e ela vai ser mostrada neste artigo.

Carta de Concessão INSS

A verdade é que um pouco ruim ficar esperando até o documento chegar até a sua casa. O próprio site do INSS pede para que, se o seu benefício foi concedido em menos de 20 dias, você espere até o documento chegar até a sua casa. Mas você pode fazer uma consulta rápida no site da Previdência Social, no portal do Meu INSS, e imprimir o documento.

Como realizar a primeira consulta

Você primeiro precisa acessar o portal Meu INSS, que se encontra no link https://meu.inss.gov.br/central/index.html. Role para baixo a barra de rolagem para encontrar e clicar em “Carta de Concessão”. Vai aparecer uma tela dizendo que “Este extrato precisa de autenticação”. Você deve clicar em “Fazer login” e entrar na sua conta, se já possuir uma. Se não, realize o cadastro na mesma opção.

Quando estiver cadastrado, insira os dados corretamente, conferindo tudo o que escrever. Serão feitas várias perguntas sobre os seus benefícios e as contribuições para o INSS. Se você não responder corretamente, terá que gerar a senha ligando para o 135 ou se dirigindo a um posto da Previdência Social para validar a senha.

Quando tiver feito o login, substitua a senha por uma nova. Essa nova senha precisa estar em um lugar seguro e você não pode perdê-la. A partir disso, fica fácil. Você só precisa fazer a emissão da carta de concessão e ir até o banco solicitado na data referida para receber o pagamento.

Que dados são precisos para a obtenção?

Você vai precisar de alguns dados, que são o número do benefício e os seus dados pessoais. Você deve imprimir a Carta de Concessão e ir com ela até o banco indicado para sacar o valor inicial do benefício. Em algumas vezes, podem ocorrer problemas, mas nada que não seja resolvido de prontidão.

Algumas atendentes não gostam de aceitar documentos que não são originais, como no caso da Carta de Concessão impressa em casa. Se isso acontecer com você, diga que quer falar com o gerente, porque é seu direito usar a Carta de Concessão não original para fazer o saque do benefício. Diga que isso está escrito no próprio site do INSS.

Se você não conseguir imprimir a carta, pode ir somente com o número do benefício e os outros dados para efetuar o saque no banco.

Add Comment