Está com problemas com a sua internet do computador, mas não sabe o que pode estar ocasionando esse problema ou mesmo como resolver?
A verdade é que esse problema pode acontecer por diversos motivos. Mas, existem as que são mais frequentes que outras, o que torna o diagnóstico mais fácil.
Os problemas podem ter alguma ligação com o cabo Ethernet, roteador, receptor ou a placa, por exemplo.
Sendo assim, para lhe ajudar a resolver esse problema, abaixo iremos mostrar os principais problemas e as maneiras de resolver.
No entanto, se porventura não conseguir resolver o problema, mesmo depois dessas dicas, o melhor a se fazer é procurar por uma empresa de TI para lhe ajudar no diagnóstico e resolução.

Como arrumar a internet do computador?
1. Cabos
A principal razão para que o seu computador tenha problemas com a internet é por conta do cabo, já que é bem comum ele ficar frouxo ou desconectado, à medida que você mexe no gabinete.
Mas, quando isso ocorrer, o ícone de rede irá mostrar um “X” em vermelho, que indica a suspensão da conexão.
Para resolver, é bem simples: é só enviar o plugue no local correto. Em seguida, é só esperar alguns minutos para que a conexão possa se restabelecer.
Fora isso, saiba também que dobrar o cabo pode prejudicar a transferência de dados. Sendo assim, o ideal é manter a sua fiação esticada, até para evitar problemas e garantir a melhor qualidade de conexão.
Outro motivo para esse problema é quando o cabo Ethernet passa por dentro dos conduítes de energia elétrica.
Então, sempre que for possível, dê preferência por fazer uma instalação à parte, de modo que o fio tenha menos ruído.
Se for preciso, procure fazer a instalação de servidores em BH e dos seus cabos com alguém que entenda do assunto, para evitar qualquer problema.
2. Roteador/Modem
Outro problema que pode acontecer, fazendo com que o seu computador perca a conexão com a internet, é em relação ao seu modem.
Nesse caso, você pode aplicar aquele velho conselho: desligue o roteador e ligue após alguns segundos. Sim, isso pode funcionar.
O travamento do aparelho pode ocorrer por várias razões, desde a interferência de outros aparelhos eletrônicos, quedas de luz ou sobrecarga no tráfego de informações.
Então, quando você reinicia o seu modem, acaba por limpar toda a memória do seu dispositivo, além de conseguir restaurar todo o funcionamento natural para envio do pacote de dados.
3. Receptor Wi-Fi
Todos os adaptadores de wi-fi também podem sofrer do mesmo problema que o seu roteador. Então, caso receba internet através desse dispositivo, reinicie.
Inclusive, diversos modelos já possuem um botão dedicado a essa finalidade. Mas, caso não haja, é só retirar o receptor do USB e recolocá-lo após alguns minutos.
Leia também: Teste de Velocidade Wi-Fi
4. Divergência com frequências e largura de canal
Caso tenha alguma configuração errada, isso também pode fazer com que o seu computador não se conecte à internet da maneira adequada.
Um aspecto fundamental nesse ponto é a respeito da frequência do roteador. Os que são dual band suportam bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.
No entanto, não são todos os computadores ou receptores que tem placa de rede compatível com a banda de 5 GHz.
Na verdade, na maior parte das vezes apenas suporta a faixa de 2,4 GHz, fazendo com que o seu PC não reconheça o sinal de internet.
Para resolver esse problema, é só entrar nas configurações do seu roteador e alterar a frequência do modem.
5. Placa de rede
Outro ponto que pode ocasionar nesse problema é a placa de rede, sendo que a origem pode ser ausência ou desatualização do driver da placa, ou até a desativação do adaptador de rede.
Para poder ativar o adaptador, tudo o que você precisa saber é:
- Vá em “Painel de Controle”;
- Acesse “Central de Rede e compartilhamento”;
- Aperte em “Alterar as configurações do adaptador”;
- No ícone da placa, clique com o botão direito e selecione “Ativar”.
Agora, se você quiser consultar qual é o drive da placa, o passo a passo é um pouco diferente, consistindo em:
- Toque no Menu Iniciar;
- Digite “Gerenciador de dispositivos”;
- Aperte sobre a ferramenta;
- Clique sob a opção “Adaptadores de rede”;
- Fazendo isso, irá expandir. Veja se existe um driver;
- Caso não esteja atualizado ou com problemas, deverá ter um “X” vermelho no campo.
