Você já conhece o Sedex a Cobrar? Esse serviço também é chamado de Pagamento na Entrega e consiste em cobrar o valor do envio ao destinatário. O Pagamento na Entrega consiste em uma remessa expressa e econômica do Sedex, que pode ser usada para o envio de documentos ou mercadorias. Nesse tipo de remessa o remetente deve pagar todos os valores postais no momento do envio e também estipular um valor que deve ser cobrado ao destinatário por todos esses gastos.
Agora você irá conhecer um pouco mais sobre esse serviço e como funciona o Sedex, quem pode usá-lo, como solicitar e demais detalhes.

Como funciona Sedex a Cobrar dos Correios?
O serviço está disponível em todo o território nacional nas agências dos Correios. Ele pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas com ou sem contrato. Para usar o serviço o remetente deve apresentar os objetos Sedex ou PAC abertos no ato da postagem, que devem ser conferidos pelo atendente dos Correios e fechados.
Esse serviço disponibiliza um registro automático e ainda permite que o destinatário receba um aviso de chegada da encomenda.
Qual o valor do Sedex a cobrar?
O serviço de Sedex a Cobrar disponibilizado pelos correios que funcionam em todo o Brasil. Para você que quer usar o serviço mas tem dúvida de como ele funciona vamos explicar:
- Como enviar: Dirija-se a uma agência dos correios (encontre a mais próxima AQUI) com a mercadoria aberta. A mercadoria ou documento a ser transportado deverá ser analisada junto a um atendente dos correios. Após a conferência ele poderá ser empacotado para envio. Apenas pessoas e empresas com vínculo contratual com os correios podem enviar encomendas à cobrar sem a necessidade de conferência por parte do atendente dos correios.
- Formas de Pagamento Sedex a Cobrar: O remetente deverá pagar os preços postais de praxe porém, o valor do transporte deverá ser pago por quem for retirar a mercadoria na agência. O valor a ser pago vai depender do objeto (tamanho, peso) e do tipo de envio escolhido (sedex ou Pac).
Na origem: A vista: dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito e transferência bancária.
A faturar: fatura mensal, exclusivo para clientes de contrato.
No destino: Somente em dinheiro.
- Como funciona a entrega: Ao enviar a mercadoria você receberá um prazo estipulado para que a remessa chega até a agência de destino. Para cada dia de atraso haverá um ressarcimento no valor de 10% do valor da mercadoria. Apenas o destinatário da mercadoria ou a pessoa que estiver como responsável por receber a remessa poderá retirar e pagar o valor no balcão.
Você pode simular o valor do frete acessando AQUI.
Veja abaixo um vídeo explicativo de como funciona o Sedex a Cobrar:
Atraso na Entrega
Caso os Correios atrasem na entrega do produto, há a devolução de um percentual do valor pago pelo remetente. Um dia de atraso dos Correios corresponde há 10% do valor pago devolvido. Para dois dias de atraso, há a devolução de 20% do valor pago e a partir de três dias de atraso, há a devolução de 30%.
Recebimento da Encomenda
Para receber a remessa o destinatário deve comparecer até a unidade dos Correios mais próxima de sua cidade com seus documentos em mãos.
O valor da postagem irá variar sempre de acordo com o peso da remessa e o local de origem e destino, juntamente com o vale postal e do valor referente aos serviços adicionais que o remetente queira adicionar.
No momento de envio da remessa é preciso fazer o pagamento que deve ser à vista em dinheiro, cheque ou cartão de crédito ou débito. Apenas clientes de contrato podem obter uma fatura mensal.

Há algumas vantagens em optar por esse tipo de serviço. Por exemplo, a possibilidade de rastrear o objeto (Rastreie AQUI) diretamente no site dos Correios. Você pode conferir a situação da entrega da remessa ou até mesmo os motivos de não ocorrer a entrega. É importante também ficar atento a alguns detalhes do rastreamento, como no caso as siglas dos correios no qual, na hora de fazer a pesquisa do seu objeto, será mostrado algumas siglas e cada uma dela tem um significado. Fique atento para não se confundir.
Como receber o pagamento do Sedex a Cobrar?
Quando o pagamento está disponível, os correios mandam uma notificação para o comprador avisando que a mercadoria está aguardando a retirada.
Após esse aviso, poderá ser feito o saque do valor total.
Quanto tempo demora até o valor do Sedex a Cobrar está liberado?
O tempo médio é de 2 a 5 dias úteis após a chegada da encomenda. Pode ser que aconteça de a encomenda chegar no correios e você só ser avisado depois de alguns dias, isso varia muito de cada unidade dos correios.
Com esse serviço o remetente também pode definir o valor que vai ser cobrado ao destinatário e possui a garantia de receber o valor cobrado.

Nossa, não sabia como funcionava! Obrigado 🙂
Gostei disso! kkkkkkk
Vou só fazer sedex a cobrar agora. Muito bom post.
Utilizei esse meio de envio mas ainda não fui ressarcida. A pessoa já pegou e pagou a encomenda no local de retirada mas o dinheiro que paguei na hora do envio ainda não voltou para a minha conta. Gostaria de saber qual o prazo para esse dinheiro voltar.
Em quanto tempo chega o ressarcimento e como será feito a devolução na conta ou em mãos na agência do correio?
Será que tenho o direito de conferir a mercadoria antes de pagar a retirada, caso eu pague 500 ou 1000 reais por um tijolo que na verdade deveria ser um smartphone ou outra coisa que eu realmente tenha comprado?
Muito elucidativo. Mas só uma sugestão, corrija o uso do “há”, como transcrevo a seguir:
“Caso os Correios atrasem na entrega do produto, há a devolução de um percentual do valor pago pelo remetente. Um dia de atraso dos Correios corresponde há (errado, aqui não cabe o verbo haver, e sim um “a”) 10% do valor pago devolvido. Para dois dias de atraso, há a devolução de 20% do valor pago e a partir de três dias de atraso, há a devolução de 30%.”
Não. Pois é por isso que os atendentes dos correios fazem essa vistoria antes de ser feita a postagem. Isso serve para verificarem se realmente o remetente está postando o que está dizendo.
É por isso que só se pode fazer envio a cobrar com a mercadoria aberta e conferida p elo agente dos correios, que vistoria e fecha a embalagem na frente do remetente. Não tem como fraudar.
Na hr de pagar o produto eles parcelam no cartão ?
Mas é se for um documento? Como o atendente do correio vai saber se está correto? Não podemos abrir antes de pagar?
quero ver como fumciona
Senhores, preciso enviar para Hortolância um pequeno pacote com pagamento do envio a cobrar. Como funciona? Grato!
Não é possível comentar.