Quando começa o pagamento do IPVA 2020?

O pagamento do IPVA 2020 já pode estar causando problemas antes mesmo de ter começado, isso se dá, muitas vezes, pela falta de planejamento para o pagamento do imposto mais caro que um carro pode ter. 

Para pode contornar isso, vamos te dar uma dica que uma mão na roda para quem não sabe o que fazer para pagar o IPVA, fique até o final que iremos te ajudar. 

O que é IPVA?

O IPVA é anual e é sempre esperado no início do ano, momento em que organizar as finanças é o melhor caminho para pagar o débito em dia. 

Recolhido pelo estado, o IPVA foi criado em 1986 com intuito de substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), diferentemente desse imposto cobrado na época, o IPVA não se destina obrigatoriamente para melhorias das ruas e rodovias. Ele é dividido entre município, estado e federação, podendo ser usado conforme a necessidade. 

Como o imposto é estadual cada estado do Brasil possui sua maneira de fazer a cobrança, mas ela é sempre feita em cima do valor venal do carro, podendo variar entre 1% até 4%. 

São Paulo, por exemplo, é um dos estados que possui um dos mais caros valores de IPVA do país, com uma porcentagem de:

  • 4% para veículos movidos a gasolina
  • 3% para aqueles que usam álcool e gás
  • 1,5% para caminhões.

Seguidos por São Paulo vem Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já nos estados como Acre, Tocantins, Sergipe, a porcentagem é de 2% sobre a tabela fipe. Em Goiás e na Bahia existem porcentagens diferentes, aqueles veículos com motor 1.0 pagam 2,5% e os demais pagam 3,75%. 

O pagamento do IPVA é obrigatório?

Sim, exceto em casos bem específicos (falaremos deles adiante), há sim uma obrigatoriedade do pagamento do imposto, muitas vezes o seguro obrigatório também deve ser pago juntamente com o IPVA. O que pode atrapalhar os proprietários dos veículos é a questão do vencimento, como cada estado tem as suas próprias datas, sugerimos que entre no site do Detran ou na Secretaria da Fazenda do seu estado e verifique as datas, nossa dica é verificar as datas com antecedência, para não haver surpresa com os valores. 

Uma outra opção concedida pelos estados é o desconto para quem paga antecipado, ou o parcelamento que pode ser feita em até três vezes na maioria dos estados. Se o pagamento não for realizado, o proprietário estará sujeito a multas e juros recorrentes, falaremos disso mais adiante. 

Sim, exceto em casos bem específicos, falaremos deles adiante, há sim uma obrigatoriedade do pagamento do imposto, muitas vezes o seguro obrigatório também deve ser pago juntamente com o IPVA.

Quando começa o pagamento do IPVA 2020?

Em todos os anos o pagamento do IPVA começa no início de janeiro. Os Detrans de cada estado organizam as datas de pagamento de acordo com último número da placa do veículo, cada estado tem sua particularidade. 

No estado de São Paulo, por exemplo, em 2020 o pagamento do IPVA começa dia 9 de janeiro. A maioria dos estados brasileiros oferece a opção de parcelamento do IPVA em 3 vezes, entre janeiro a março ou a opção de pagar até o dia do vencimento da placa com desconto. 

Confira abaixo a tabela de IPVA 2020:

tabela ipva sp 2020

Mas e se eu não tiver o dinheiro?

O que muitas vezes pode acontecer é os condutores e donos de veículo não terem todo o montante para pagar o valor total do IPVA, ou muitas vezes as parcelas em apenas 3 vezes não sejam suficientes. 

É por esse motivo que existem empresas especialistas nisso, como é o caso do DOK Despachante, um despachante online em que você não precisa nem sair da cadeira para conseguir pagar o IPVA e outros débitos do veículo como licenciamento e multas. 

No DOK você consegue parcelar o IPVA em até 12 vezes em até 6 cartões diferentes. A empresa oferece todos os serviços de despachante de maneira online, facilitando a vida dos condutores. Importante lembrar que por enquanto a empresa somente o estado de São Paulo.

Add Comment