Qual o segredo para trabalhar em casa e manter a produtividade?

É possível que trabalhar em casa fosse o objetivo de muitas pessoas antes de tudo isso que anda acontecendo! Mas, de uma hora para outra, muitos foram obrigados a trabalhar em casa durante a quarentena. 

como trabalhar em casa

Diante desse desafio inesperado, a adaptação é algo constante na rotina dos profissionais remotos e nem todos encontraram a melhor forma de fazer com que as demandas sejam atendidas de maneira satisfatória. 

Sendo assim, fica aquela famosa dúvida perambulando em nossa cabeça: o que fazer para ter mais produtividade? Como mudar o quadro e finalmente ter êxito em tudo que for proposto como tarefa de trabalho? 

Pode parecer algo impossível quando não se tem os mesmos recursos que teria no escritório. Mas, nós podemos te ajudar a fazer da adaptação algo mais fácil e fluido. 

Use as ferramentas certas que possam facilitar seu trabalho   

Você já deve ter escutado ou lido em algum lugar para ter um lugar exclusivo para trabalhar, para criar uma rotina e também para fazer videochamadas em grupo. No entanto, tudo isso é importante. 

Mas, não basta só isso! Para conseguir trabalhar em casa você vai precisar de ferramentas que te ajudem a fazer de suas tarefas algo menos complicado ou até arriscado. 

Estamos falando de recursos como agendas, mural de recados, post-its, fones de ouvido e um assento confortável. Além disso, não esqueça das ferramentas online! Você não pode abrir mão do antivírus, de um bom navegador e um armazenamento digital (nuvem). 

Ainda que qualquer site te prometa fornecer o melhor antivirus gratis, acredite que não é seguro confiar em instalações gratuitas – a não ser que seja um download desenvolvido pela marca para teste por tempo determinado. Dessa forma, será possível identificar qual é mais intuitivo e eficiente para garantir sua segurança online. Caso seja inviável para você investir nesse recurso, recomendamos que converse com seus superiores. 

Vale lembrar que isso é ainda mais importante quando você salva arquivos e informações da empresa. Se hackers invadirem o seu computador ou algum vírus destruir a máquina, não será viável correr atrás do prejuízo. 

Envolva sua família na rotina, mas sem conciliar a companhia com procrastinação   

Quando pensamos em trabalhar com o sistema home office, parece até que é a maneira mais eficiente de ter o melhor dos dois mundos: trabalhar e ter convívio com a família. 

No entanto, pode ser que as atividades da casa somente te atrapalhem! Por isso, sua rotina de trabalho deve ter tempo uma pausa com os que estão ansiando por sua atenção. 

Mesmo assim, deixe claro que nos momentos de trabalho, todos devem respeitar o espaço que foi separado para isso. Explique a todos quais são suas responsabilidades e funções. Esclareça qual o nível de concentração você precisa para desempenhar cada tipo atividade. 

Quem sabe até não surjam alguns voluntários e boas ideias para te ajudar? 

Gaste energia para poder focar nos momentos necessários    

Ficar em casa trabalhando o dia inteiro pode não ser tão saudável se não for compensado em outros momentos. 

Ao trabalhar remotamente, você gasta muita energia SIM! Mas, no caso, está gastando apenas energia mental. 

Saiba que é importante separar um tempo exclusivo para você, um tempo em que possa focar em exercícios físicos que te ajude a ser menos sedentário e – ao mesmo tempo – te ajude a estar menos inquieto nos momentos em que precisa ficar trabalhando. 

As práticas físicas também podem te ajudar a dormir melhor, o que vai ser uma enorme contribuição ao seu desempenho no trabalho. 

Saiba a hora de parar!   

Por mais interminável que pareça ser a lista de tarefas a serem cumpridas no dia, você tem que saber a hora de parar. Quando perceber que a mente está pregando peças ou que pode acabar se prejudicando ao continuar trabalhando, entenda que já passou da hora de descansar! 

Quando você tem intervalos e busca estratégias para respeitar os prazos, pode ter certeza que os resultados de tudo que está fazendo serão bem mais recompensadores. 

É isso que nós temos para você! Acha que pode ajudar? Tem alguma dica para outras pessoas que estão fazendo o mesmo? Compartilhe aqui conosco nos comentários.

Add Comment