O que é linha de vida horizontal?

Trabalhos em altura, quando não realizados de forma segura, são responsáveis por boa parte dos acidentes de trabalho. Isso porque, muitos colaboradores não utilizam os equipamentos de forma correta e até mesmo subestimam sua importância, sendo essencial realizar treinamentos e verificações periódicas em relação ao uso. A linha de vida horizontal é um dos principais equipamentos de proteção quando falamos sobre trabalhos em altura. Contudo, é comum surgirem algumas dúvidas em relação ao seu uso e tipos. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber para garantir a segurança de todos os colaboradores. 

 

O que é linha de vida horizontal?

Também conhecida como linha de ancoragem, a linha de vida é um equipamento utilizado com o objetivo de prevenir quedas e acidentes de trabalho. Ela possui diversos tipos e funções específicas e a linha de vida horizontal é um deles, devendo ser utilizada por trabalhadores durante trabalhos em altura, seja em plataformas, telhados, andaimes, entre outros. 

A linha de vida horizontal pode ser tanto móvel quanto fixa, e cada uma delas deve ser utilizada em um tipo de trabalho, que vamos explicar mais à frente. 

Qual a sua importância?

A linha de vida, independente de seu tipo, é um equipamento de proteção coletiva, visto que pode sustentar mais de um colaborador ao mesmo tempo. Ela possui um sistema de trava-quedas que é ligado ao cinto de segurança do trabalhador, evitando que ele chegue ao chão, caso perca o equilíbrio, reduzindo assim os acidentes de trabalho. 

Além disso, como a linha de vida horizontal possui dois tipos, a móvel e a fixa, ela promove maior conforto ao trabalhador, que pode utilizar a que mais se encaixar em sua atividade. 

Quais são os tipos de linha de vida horizontal?

Como falado, existem dois tipos de linha de vida horizontal, a móvel e a fixa. Entenda melhor suas diferenças:

Linha de vida horizontal fixa

Como o próprio nome diz, ela é fixa, não podendo ser movimentada ou ter sua posição alterada. Seu principal objetivo é promover proteção contínua contra quedas dos profissionais que trabalham com esse tipo de atividade, permitindo que eles caminhem por toda a extensão do local com a devida segurança. Sua base é fixada na estrutura da edificação, exigindo materiais mais rígidos.

Linha de vida horizontal móvel

Também foi desenvolvida para proteção em trabalhos realizados em altura, mas, ao contrário do modelo fixo, ela pode ser movimentada e retirada ao longo do trabalho. Ou seja, o equipamento pode ser montado e desmontado diversas vezes em locais diferentes durante as atividades. Isso porque, ainda que seja extremamente seguro e suporte até 2 colaboradores ao mesmo tempo, seu material é leve e compacto, facilitando toda a instalação e transporte. O material utilizado é mais flexível, como cordas, fitas ou cabos de aço. 

Sua utilização é feita em ambientes industriais, comerciais e para manutenções empresariais ou em edifícios. Além disso, ela é muito utilizada para realizar cargas e descargas, manutenções de máquinas e veículos maiores, visto que esse tipo de atividade exige maior movimentação.

linha horizontal para construcao

Quando utilizar a linha de vida horizontal?

Independente do tipo, a linha de vida deve ser utilizada em qualquer tipo de trabalho realizado a mais de dois metros do chão, como coberturas de casas, telhados, manutenções de limpeza, troca de telhas, reparos, instalações de energia solar, construções de prédios, limpeza de janelas de edifícios, carga e descarga de caminhões, atividades mineradoras, entre outros. 

O que levar em consideração?

Pelo fato de os trabalhos em altura estarem cada vez mais frequentes, é preciso tomar diversos cuidados para garantir a segurança do colaborador e também que o trabalho seja feito da maneira correta. Por isso, tenha responsabilidade e realize uma analise preliminar de risco para todas as etapas do processo. 

Além disso, realize treinamentos e orientações para que os trabalhadores compreendam a importância do uso, assim como entendam como o equipamento funciona. Inclusive, por meio dos treinamentos é possível conscientizar, orientar e promover maior conhecimento sobre o local em que o trabalho será realizado. 

É de suma importância que os treinamentos sejam realizados por pessoas capacitadas e qualificadas no assunto junto com profissionais da segurança do trabalho. Isso porque, além de garantir que todas as dúvidas sejam resolvidas, você irá proteger seu funcionário, melhorar as condições de trabalho e ainda obter maior produtividade. 

Independente do tipo de linha que for ser instalado, é importante contar com um profissional que possa avaliar a estrutura onde será instalada a linha de vida, verificando todos os riscos que existem em volta, pois em caso de alguém cair, mesmo que a pessoa fique pendurada na linha de vida, ela poderá bater em algum lugar, como por exemplo em: máquinas, pilares, ou mesmo em outras pessoas que estejam passando no local naquele momento e se machucar e machucar outras pessoas.

Add Comment