Prodema: A empresas, alguns de seus produtos e ideias de uso

Inspire-se na utilização de placas de revestimento em madeira natural na arquitetura e decoração

É comum vermos painéis de diferentes tipos aplicados à vários modelos de projetos de decorações residenciais, desde quarto a cozinha planejada. Mas só os painéis em madeira natural é que conseguem dar um visual realmente mais bonito e aconchegante aos ambientes. 

Produtos assim, de alta qualidade, são só oferecidos por empresas especializadas, como a Prodema. Saiba mais.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-7

Studio BR

Sobre a empresa Prodema

A empresa Prodema é de origem espanhola. Ela foi fundada no ano de 1903 e sua sede principal está localizada no município de Legorreta. Desde sempre é considerada uma referência na produção de materiais em ferro e também em madeira natural. 

E, hoje em dia, sua produção é altamente automatizada, com grande capacidade produtiva, tendo uma rede de representantes e distribuidores em 40 países.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-10

Leo Romano

O diferencial dos painéis em madeira fabricados pela Prodema é a alta qualidade e resistência. Suas características – tanto estéticas quanto mecânicas – são capazes de atender a várias necessidades de projetos de arquitetura e decoração. 

O resultado são espaços bem mais acolhedores, bonitos e confortáveis, que trazem diversos benefícios à vida de todos.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-9

Quitete & Faria

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-6

Projética Design e Arquitetura

Outra coisa muito positiva que podemos falar sobre a empresa Prodema é que ela ganhou a certificação ISO 14006 na ECOdesign. Também que possui a certificação PEFC, que garante que seus produtos, como os painéis de madeira, são fabricados a partir de um esquema ambientalmente responsável. E que aqueles projetos que utilizarem os seus materiais têm chances de receber “certificações verdes”, como LEED e BREEAM.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-5

Revista Viva Decora e Anastasia Arquitetos

Sobre os revestimentos de madeira natural da Prodema

Atualmente, a Prodema fabrica placas de madeira que podem ser utilizadas como revestimentos de diferentes elementos de arquitetura. 

Assim sendo, elas aparecem como solução de áreas internas e externas, ou seja, de decorações de interiores e de design de fachadas – inclusive curvas. Quatro modelos de produtos desta empresa se destacam:

  •  Auditorium – para soluções acústicas; Neptuno – para áreas úmidas; Proligna – para áreas secas; e Supra – para áreas de alto tráfego.

No geral, as placas de madeira da Prodema são bastante resistentes – incluindo à umidades, manchas e fogo. Elas também são de fácil manutenção, pois apresentam uma camada de filme externo que dá uma proteção diferenciada. 

Dentro de casa, às podemos utilizar como revestimento de paredes e tetos; ou como matéria-prima de portas e bancadas. E do lado de fora, como pergolados, brises, bordas de piscinas e mais.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-4 Revista Viva Decora

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-8

Piloni Arquitetura

Sobre o uso dos produtos Prodema na Arquitetura mundial

Os produtos da Prodema, em especial os revestimentos em madeira natural, têm inspirado obras de renomados arquitetos pelo mundo. 

Nos anos 80, Alejandro de la Sota foi o primeiro nome famoso a usar os painéis Prodema em fachadas de edifícios. E, mais tarde, o escritório de Manuel de las Casas usou algo semelhante em um pavilhão na Expo 92 – recebendo o ‘Prêmio Inovação em Arquitetura’ naquele mesmo ano.

Recentemente, o japonês Shigeru Ban foi mais um arquiteto a surpreender a todos com uma obra utilizando painéis em madeira natural da Prodema. 

Em 2014, ele apresentou um pavilhão de design muito especial para o primeiro museu permanente de arte dos Estados Unidos, no estado do Colorado. A obra do Aspen Art Museum deu a este projetista, no mesmo ano, um prêmio Pritzker – considerado o Oscar da Arquitetura mundial.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-1 

Aspen Art Museum, projeto do arquiteto Shigeru Ban – Shigeru Ban Architects

De fato, o prédio do museu desenhado por Shigeru Ban se tornou uma referência artística mundial. 

Seu volume apresenta muitas transparências – que conectam a visão das pessoas de dentro do edifício com o mundo exterior. Mas o destaque vai para o revestimento externo – lembrando um cesto de vime ou um trabalho com peças de cobogó -, feito a partir de peças de madeira produzidas pela Prodema.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-3

Aspen Art Museum, projeto do arquiteto Shigeru Ban – Shigeru Ban Architects

Diferente de muitas obras arquitetônicas, o Aspen Art Museum tem um aspecto muito agradável. Toda a trama de madeira que o envolve, ao mesmo tempo em que destaca o prédio do contexto, o conecta a paisagem natural das montanhas ao redor. E apesar de ser uma construção bastante moderna, sua imagem é simples e delicada, chamando sutilmente a atenção de quem passa por ela; é uma inspiração para muitos outros projetos.

arquitetura-com-revestimento-madeira-natural-prodema-2 

Aspen Art Museum, projeto do arquiteto Shigeru Ban – Shigeru Ban Architects

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Add Comment