Cursos Gratuitos Prefeitura de Natal RN 2019 – Inscreva-se

A prefeitura de Natal abre vagas para cursos gratuitos. São 188 vagas para os cursos com início em novembro de 2019.

São distintas áreas que estão com as inscrições abertas desde o dia 24, quinta-feira. As aulas vão ser nos turnos da manhã e tarde destinados a todas as regiões.

O programa de Qualificação Técnica, tecnológica, social, profissional, continuada dispõe de cursos nas áreas de arte em biscuit, designe de sobrancelhas, artesanato em feltro, chocolataria, maquiagem, escovas e penteados, entre outros.

Os cursos são destinados principalmente as pessoas que são assistidas pelos programas socioassistencial da cidade e também indivíduos que estejam desempregados, idosos que queiram se reinserir no mercado de trabalho e jovens com mais de 16 anos de idade.

Para inscrever-se em uma das vagas os candidatos devem se apresentar na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social presente no bairro em que reside.

Locais de inscrições

-Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, Unidade I (Rua Fonseca e Silva, 1122 – Alecrim);

-Centro Público de emprego, trabalho e renda, Unidade II na Praça Padre João Maria, (R. João Pessoa, 78 – Cidade Alta);

-Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho, Unidade I (Rua Bariri, S/N – Gramoré);

-Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho, Unidade II (Rua Manoel Miranda, 1860 – Quintas).

Qualquer dúvida entre no site da prefeitura de Natal e veja as últimas informações referentes a esses cursos gratuitos (https://natal.rn.gov.br/).

Documentos necessários

Se deseja inscrever-se para um dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Natal além de se apresentar em um dos postos anteriormente citados deve apresentar os seguintes documentos.

-Cópia do RG;

-Comprovante de residência;

-Comprovante de escolaridade;

-Originais CPF, NIS, PIS;

-Carteira de trabalho;

-Caso o curso exija deverá apresentar comprovante de conhecimentos técnicos.

Lembre-se que o curso é destinado para jovens a partir dos 16 anos de idade e idosos que desejem retornar ao mercado de trabalho. Preferencialmente as vagas serão ocupadas por pessoas atendidas nos programas socioassistenciais do município.

Vantagens

Quem realiza esses cursos desfruta de inúmeras vantagens, veja a seguir quais os principais benefícios.

-Para jovens a partir de 16 anos: muitas vezes esses cursos contribuem para o ingresso no mercado de trabalho. Desse modo os jovens têm acesso ao primeiro emprego.

-Para idosos: é uma maneira de reingressar para o mercado de trabalho com uma nova especialização.

-Para pessoas baixa renda: é uma opção de qualificação para quem pretende ter mais oportunidade e ser melhor remunerado.

-É um curso com apenas três meses de duração o que oportuniza várias pessoas a se profissionalizarem em um mesmo ano;

-Novas experiências: para quem deseja mudar de emprego essa é uma maneira de se especializar em outras áreas e garantir uma outra qualificação.

Essas são as principais vantagens, além do mais os cursos são gratuitos e intensivos, ou seja, o aluno não paga para cursar e em pouco tempo recebe a certificação.

Desvantagens

É quase impossível pensar que possa haver alguma desvantagem em qualificar-se gratuitamente, porém muitos candidatos apontam as seguintes medidas do programa como desvantajosas, confira e conclua.

-Ser um programa com público alvo de pessoas atendidas nos postos de assistências sociais, pois essa medida que era para ser um simples classificador acaba tirando a oportunidade de outras pessoas.

-A inscrição deve ser feita diretamente no posto da Secretaria Municipal de trabalho e Assistência Social ao invés de realizada pelo site da prefeitura.

Essas são duas condições que acabam vistas com não tão vantajosas, mas ainda sim são somente duas enquanto há várias vantagens em realizar o curso.

Nossa equipe resolveu descrimina-las para informa o leitor que deseja inscrever-se no programa.

Inscrição

Para realizar a inscrição em alguns dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Natal veja o passo a passo a seguir.

1. Dirija-se a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social mais próxima a você, de preferência a do seu bairro;

2. Tenha em mãos a cópia do RG, o CPF, NIS, PIS, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e carteira de trabalho;

3. Indique qual área do ensino pretende cursar e veja se há vagas para a opção desejada.

Objetivos dos cursos

Os cursos oferecidos gratuitamente em Natal, RN visam promover qualificação profissional, por entender que através delas o profissional estará apto ao

mercado de trabalho, seja esse o primeiro contato com o emprego ou o reingresso ao mundo do trabalho.

Apenas em 2019 até o momento presente estima-se que mais de 5 mil pessoas que foram oportunizadas pelo programa na cidade de Natal e possivelmente encontram-se atuante em empresas e comércios locais. Vale lembrar que muitos tomaram a iniciativa de abrir seu próprio comercio após as dicas e conteúdos aprendidos nos cursos, que proveram autonomia aos educandos.

O programa recebe o apoio do Prefeito do município, Álvaro Dias que é um dos maiores adoradores do programa. Se os contribuintes estiverem prontos para o mercado de trabalho eles poderão integrar um grupo de novos colaboradores ou empresários da região e desse modo gerar mais emprego e dinheiro para o município de Natal no Rio Grande do Norte.

Resumo

A partir da leitura desse artigo foi possível visualizar e compreender de que modo os cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura da cidade de Natal contribuem com a vida pessoa, financeira e profissional dos cidadãos.

O texto trouxe as principais informações referentes a esses cursos como área de conhecimento, inscrições, requisitos e documentação exigida. Essas informações auxiliam os candidatos na hora de realizar a inscrição em um dos locais apontados nesse artigo.

Vimos que as inscrições estão abertas já para o mês de novembro, portanto se você reside em Natal e deseja se inscrever para um dos cursos intensivos escolha a área pretendida, separe os documentos necessários e realize a inscrição.

Vale lembrar que esse programa destina vagas a cada três meses, por isso anualmente abrem as inscrições para inúmeras vagas em Natal, RN. Os candidatos devem se manter atento ao site da prefeitura municipal para ficar por dentro dos cargos oferecidos e datas programadas.

Add Comment