Via Rápida Cursos Gratuitos – Minha Chance 2019 – Inscrições

Essa é uma união entre o governo do estado e as empresas para formar profissionais escassos no mercado de trabalho. São mais de 1000 vagas e 15 cursos oferecidos de maneira gratuita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado Paulista.

Cerca de 11 municípios em São Paulo vão receber esses cursos que oportunizarão entrevistas de emprego com empresas parceiras do projeto, pois as mesmas relatam a dificuldade de contratar pessoas capacitadas para atender as demandas da vaga.

No ano de 2019 cerca de 1.300 vagas abriram para 15 cursos de qualificação, onde desempregados puderam se inscrever e aprimorar seus conhecimentos na área trabalhista.

Os alunos desses cursos realizados no ano vigente tiveram seus currículos encaminhados a empresas que buscavam pelo perfil desses candidatos. Esses cursos foram realizados através do programa “Minha Chance” em onze municípios paulistas.

As inscrições foram feitas pelo site do programa via rápida e muitas vagas foram preenchidas para os cursos de vendas, tecnologia da informação, construção civil, mecânica e hotelaria.

Parceria com a Grow

A empresa Grow junto com a cidade de São Paulo e sua gestão promoveu um curso de qualificação para mecânica de patinetes. Quem realiza-se esse curso poderia estar sendo contratado para oficina de manutenção desses equipamentos.

Os professores de Etecs e mecânicos da empresa Grow ministraram esse curso com o intuito de ensinar os alunos como realizar a manutenção nesses equipamentos.

Cada curso ministrado pelo programa no ano de 2019 teve de 80 a 100 horas de aulas.

O que é o programa Via Rápida?

Trata-se de uma forma de qualificação rápida e gratuita destinada a quem deseja abrir uma empresa ou ingressar em uma vaga de trabalho. Esse programa atua desde o ano 2011 no estado de São Paulo promovendo a qualificação dos indivíduos para atuação no mercado de trabalho.

Facilidade para abrir o seu negócio

Com os cursos da Via Rápida os alunos encontram apoio para tirar o projeto do papel dar início ao próprio negócio. Portanto além de qualificar para o mercado de trabalho ainda há aulas técnicas para auxiliar quem a abertura de pequenos negócios, bem como a gestão deles.

Através do programa “Empreenda Rápido” que é uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Sebrae-SP os interessados poderão ter acesso a crédito facilitado com taxas de juros menores.

A partir do módulo do empreendedorismo ofertado pelo Sebrae os alunos vão aprender a abrir e comandar o próprio negócio. Esse modulo considera conteúdos como venda de produtos e serviços, gestão e controle financeiro.

Público alvo

-Residentes do estado de São Paulo;

-Desempregados;

-A partir dos 16 anos de idade;

-Alfabetizados;

-Escolaridade mínima.

Como participar

Se você tem interesse em participar confira se há inscrições abertas para o seu município clicando no link(www.viarapida.sp.gov.br).  Preencha o cadastro clicando aqui (http://www.sgcp.sp.gov.br/Usuario/Form)  e selecione o curso que pretende realizar.

Se você for selecionado será notificado por e-mail, telefone ou telegrama conforme seus dados cadastrais.

Você pode optar por até dois cursos que pretenda fazer em sua cidade, observe a seguir as áreas de qualificação oferecidas pelo programa.

Áreas de qualificação

Para quem pretende profissionalizar-se há variadas opções de cursos em distintas áreas do ensino. Abaixo descriminamos essas áreas para ajudá-lo a visualizar os cursos pretendidos.

-Agricultura;

-Administração e negócios;

-Atendimento e vendas;

-Beleza, saúde e bem-estar;

-Cozinha e gastronomia;

-Casa e construção;

-Indústria;

-Mecânica de veículos;

-Criação e cuidado animal;

-Turismo, hospitalidade e lazer;

-Tecnologia e comunicação;

-Produção, cultura, arte e designe;

-Têxtil e moda.

Essas são algumas áreas dos cursos oferecidos pelo Via Rápida. Você pode clicar no link abaixo para saber quais vagas serão oferecidas no seu município. www.viarapida.sp.gov.br

Critérios para a seleção

São feitas algumas exigências para quem pretende realizar os cursos do programa Via Rápida, veja a seguir quais são elas.

-Ter 16 anos ou mais;

-Estar desempregado;

-Ser de família baixa renda.

Esses critérios podem ser utilizados na seleção, principalmente se houver mais candidatos inscritos do que número de vagas para os cursos.

O tempo de convocação pode variar de acordo com o calendário da Secretária de Desenvolvimento Econômico e das vagas disponíveis para o seu município, mas caso selecionado será alunos das primeiras turmas do programa.

Ex-aluno pode frequentar outro curso do programa Via Rápida?

Essa é uma pergunta muito frequente sobre o programa, por isso resolvemos responde-la aqui. Não há problema em participar de mais de um curso do programa, desde que não sejam ao mesmo tempo. Porém vale lembrar que têm preferência os candidatos que nunca realizaram cursos pelo programa.

Cursos Via Rápida 2020

Para o ano de 2020 a Via Rápida irá oferecer cerca de 150 cursos no estado de São Paulo. A ideia é abrir vagas para os cursos de Auxiliar administrativo, informática, Corte e costura, Garçom, Camareira, Cabelereira, Tapeçaria, Operador de máquinas agrícolas, Eletricista, Soldagem e Hotelaria.

Essas são algumas opções que o programa pretende trazer para o ano que vem, sendo a maior parte cursos gratuitos e todos garante certificação após a conclusão se aluno tiver 75% de frequência.

Os cursos são intensivos que duram até 3 meses, mas devemos ressaltar que os cursos podem variar de uma região para a outra.

Resumo

As informações trazidas nesse artigo fizeram referências a programas paulistas como o Via Rápida e o Minha Chance, mostrando como os mesmos estão

interligados e objetivem de igual maneira potencializar jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Através dos cursos intensivos trazidos aqui é possível ter vantagem em entrevistas de emprego e seleção de vagas em empresas. Por isso se enfatiza a participação nesses cursos gratuitos oferecidos para o estado de São Paulo.

Apesar de não haver data correta para as inscrições em 2020 orienta-se os interessados a realizar o cadastro no site da Via Rápida e mantê-lo atualizado.

Lembre-se que um dos fatores determinantes para concorrer a uma vaga é residir no estado paulista e que os cursos oferecidos podem variar de acordo com o município. Se inscreve no site ainda hoje!

Add Comment