Consulta benefício INSS

Quer saber como consultar o benefício INSS, mas não sabe fazer? Não se preocupe. Neste artigo você vai encontrar tudo o que você precisa saber para realizar sua consulta do benefício INSS.

Agora, é possível que você realize sua consulta e tire suas dúvidas diretamente pelo site oficial do INSS. Antes disso, apenas era possível consultar indo diretamente a um posto de atendimento do órgão. Com o mundo conectado pela internet fica tudo mais fácil, não é mesmo? Além de poupar uma fila no atendimento você ainda pode realizar esse tipo de pesquisa no conforto da sua casa ou no seu escritório.

Consulta benefício INSS

Faça a consulta do seu benefício!

Que benefícios o INSS oferece?

O INSS oferece alguns benefícios para pessoas em determinadas condições. Ele oferece aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e ainda outros serviços, que você pode acessar simplesmente entrando no site e acompanhando o processo. Abaixo, você descobre como fazer isso.

Realizando sua consulta

Para realizar sua consulta, você apenas irá precisar de duas coisas: o número do seu CPF e o número do benefício, que devem ser escritos sem pontos ou barras. Você precisa acessar o portal Meu INSSmeu.inss.gov.br (Acesse AQUI) — e clicar no benefício que quer consultar. Os dados citados anteriormente serão requeridos, então é importante tê-los em mãos. Assim que você preencher os dados corretamente, abrirá uma página onde você pode acompanhar o seu pedido.

E se eu não tenho o número do benefício no momento da consulta?

Calma, isso não é o fim do mundo, pois ainda há solução. O ideal é que você disponha dessas duas informações — número do CPF e número do benefício —, mas, se você não tiver o número do benefício, pode realizar a consulta simplesmente usando o CPF.

Para isso, precisa entrar no link agendamento.inss.gov.br/agendamento (Acesse AQUI) e preencher todas as informações requeridas. Tendo colocado todos os dados corretamente, você será direcionado para a página que mostra os detalhes do seu benefício.

Consulta Benefício Concedido INSS

Nesse caso, você precisará das mesmas informações fornecidas nos passo-a-passos anteriores. Com o nome, número do CPF, data de nascimento e o número do benefício você pode fazer esse tipo de consulta. Tem tudo isso em mãos? Então, só precisa entrar no link www.previdencia.gov.br/consulta-de-situacao-de-beneficio (Acesse AQUI) e fazer o preenchimento.

Nesse site, você consegue descobrir se o seu benefício foi concedido ou não, ou seja, é possível verificar o resultado da perícia. Mas vale a pena lembrar que o resultado do auxílio-doença só estará disponível 10 dias depois da perícia. Para os outros benefícios, entretanto, a média do tempo que leva para disponibilizar o resultado é de 15 dias.

Obrigado por acompanhar o artigo e tenha uma boa sorte!

Add Comment