Extrato INSS

Sem dúvidas, o extrato INSS é um documento muito importante para quem vai começar ou já recebe benefícios. Por ele, é possível conferir todos os lançamentos que foram realizados sobre o seu benefício. Este artigo surgiu como uma forma de mostrar como tirar o extrato INSS, além de responder a algumas dúvidas comuns. Acompanhe.

Extrato INSS

Extrato INSS

Tenho que ir até um posto do INSS?

Não, atualmente não é mais necessário ir até um posto de atendimento do INSS para verificar os lançamentos que foram realizados. Você pode fazer essa verificação em casa mesmo, bastando apenas ter um computador, tablet ou smartphone para verificar tudo sobre o benefício que você recebe.

Para quem o documento está disponível?

Esse documento está disponível para todos os beneficiários do INSS.

Etapas da realização do serviço

Primeiramente, se você quer realizar o serviço, precisa ficar atento à documentação que vai precisar. Se você for fazer o atendimento presencial, ou seja, indo até um posto de atendimento do INSS, vai precisar levar o CPF e um documento de identificação oficial com foto. Mas se você vai fazer a consulta pela internet, basta ter o CPF e seguir os passos a seguir.

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site meu.inss.gov.br. Vai aparecer uma mensagem dizendo que você precisa de autenticação, então clique para fazer o login e o realize. Caso não tenha cadastro, faça um depois de clicar na mesma opção de login.

Quando todos os seus dados estiverem corretos e você clicar para consultar, vai abrir uma página contendo as suas informações do Extrato INSS.

Quanto custa o serviço?

No mundo em que estamos, em que até os serviços mais simples são cobrados, a gente até se assusta ao descobrir que uma consulta do Extrato INSS é totalmente gratuita. Isso, mesmo. Você não precisa pagar nada para realizá-la, e, além do mais, você pode fazê-la a qualquer momento do dia ou da noite.

Mais informações

O pagamento do INSS é realizado todos os meses, uma vez por mês, e costuma estar liberado no 5º dia útil de cada mês. Se você é um beneficiário que ganha no mínimo até o piso previdenciário e o pagamento for cair em um feriado, ele irá cair no próximo dia útil do mês.

Calendário INSS 2018

Existe um calendário que mostra aos beneficiados pelo INSS as datas que seus benefícios serão liberados. Anualmente, o INSS divulga dois calendários de pagamentos. O primeiro deles é para os contribuintes que recebem até 1 salário mínimo, enquanto a segunda tabela é para os beneficiários cujo benefício vai acima de 2 salários mínimos.

Add Comment