Concurso Público Banco do Brasil 2018

Um dos concursos mais aguardados para 2018 e 2019 é o do Banco do Brasil. Em 23 de novembro de 2017, a Justiça determinou a abertura de novo concurso para escriturário em até 2 anos, contados a partir da data de sentença, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Essa é uma ótima notícia para quem sonha em ingressar no quadro de funcionários do Banco do Brasil.

Concurso Público Banco do Brasil

A decisão foi motivada devido à situação de 6 mil escriturários de nível médio que foram nomeados para cargos de nível superior por meio de seleção interna, sem a realização de concurso público específico, o que fere os princípios constitucionais da isonomia e da ampla acessibilidade aos cargos. A Justiça determinou ainda que seja realizado concurso para as carreiras de nível superior como advogado, arquiteto e engenheiro.

Além dos cargos de nível superior, alguns Estados brasileiros estão sem cadastro de reserva válido desde 2015. Desde então, o Banco não abriu novas seleções, alegando “crise” e “inexistência de vagas”. Apesar disso, o Banco teve um lucro líquido 95,6% maior que o de 2016. O sindicato dos bancários discorda das alegações da direção do banco afirma que o lucro obtido em 2017 é sintomático, pois se deve ao aumento das tarifas e à diminuição do quadro de funcionários, sobrecarregando a força de trabalho e precarizando o atendimento à população. Vale ressaltar também que o Banco fez no final de 2016 um programa de demissão voluntária que teve a adesão de 9.400 servidores.

Embora o concurso público do Banco do Brasil ainda pareça um tanto incerto, é certo que ele deve ser realizado até a finalização dos programas de aposentadoria e demissão voluntárias. O Banco do Brasil conta com quase 5 mil agências e sofre de falta de pessoal em vários estados, sendo São Paulo um dos principais. A Direção também está ciente da decisão judicial e deverá cumpri-la no tempo oportuno.

Atualmente o escriturário de nível médio possui um salário inicial de R$ 3.952,03, já com os benefícios incluídos. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. As contratações são feitas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, com anotação na carteira. Os aprovados podem fazer jus também aos seguintes benefícios: participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente; vale-transporte; vale-cultura, auxílio-creche; vale alimentação/refeição; plano médico e odontológico para o funcionário e seus dependentes; e previdência privada.

O último concurso foi realizado em 2015 pela Fundação Cesgranrio e contou com 95 vagas imediatas e 765 para cadastro de reserva para escriturário, com lotação nas agências e postos de todos os estados do Nordeste, exceto Bahia e Alagoas. A expectativa é de que a Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br/concursos)seja a organizadora do próximo concurso, pois desde 2010 a banca costuma organizar os concursos do Banco. Se você sonha com em trabalhar no Banco do Brasil, o momento de começar a estudar é agora!

Add Comment