fbpx

Como formatar um Macbook

Como formatar um Macbook? Apesar de ser um sistema operacional para computador muito bom e protegido, uma vez ou outra pode ser interessante realizar o processo de formatação para “renovar” seu computador.

Como formatar um Macbook

Antes de mais nada, lembre-se sempre da necessidade de salvar um backup de seus arquivos pessoais, garantindo assim que seus dados salvos no computador Mac não serão perdidos. Agora, leia com a gente e descubra como formatar um Macbook sem perder dados e também em versões antigas. Vamos lá!

Como formatar um Macbook sem perder dados?

Depois de proteger suas configurações pessoais conforme mencionamos na introdução, é hora de ir ao cerne deste guia e explicar, na prática, como formatar um Macbook, usando as ferramentas “integradas” do Mac.

PUBLICIDADE

Comecemos com o procedimento para saber como formatar um Macbook sem perder dados: basta, neste caso, acessar os utilitários do macOS e optar por reinstalar o sistema operacional.

Após esta operação, a cópia mais atualizada do macOS será baixada da Internet e instalada no seu computador, sem excluir nenhum dado pessoal.

Este procedimento é útil se, por exemplo, você realizou intervenções nos arquivos “delicados” do macOS, talvez usando o “Terminal”, mas obtendo resultados inesperados e desagradáveis.

Para começar, portanto, desligue o Mac. Agora, se você tiver um Mac equipado com processador Intel, ligue-o, pressione imediatamente a combinação de teclas “cmd + r” e mantenha ambas as teclas pressionadas até que o logotipo da maçã mordida apareça na tela.

Se tudo correu bem, deverá ser apresentada uma janela para selecionar o idioma que será utilizado para os próximos passos: a seguir, introduza a senha do Mac, aquela que você habitualmente utiliza para iniciar sessão no seu perfil.

Se vários usuários estiverem configurados em seu computador, selecione um dos administradores cuja senha você se lembra e a insira quando solicitado.

Agora, clique no botão “Continue” para exibir a janela macOS “Utilities”, selecione o item “Reinstall macOS” e aguarde que a análise das opções relativas ao sistema operacional atualmente instalado seja concluída.

Quando solicitado, clique no botão “Continuar”, aceite os termos de uso do macOS respondendo afirmativamente ao próximo aviso e, feito isso, selecione o disco no qual deseja reinstalar a “nova” cópia do macOS.

Em seguida, clique no botão “Continuar/Instalar” e, caso tenha habilitado a proteção via FileVault (sistema de criptografia de disco), digite a senha de administração do Mac, para iniciar o procedimento de cópia do sistema operacional.

No final do procedimento de instalação, o Mac será reiniciado automaticamente e, na próxima vez que você ligá-lo, verá a tela de login do macOS. Os problemas que você encontrou até agora também devem ter sido resolvidos.

Como formatar um Macbook antigo?

Você precisa saber como formatar um Macbook antigo ou precisa formatar um ou mais Macs recentes e não consegue baixar o macOS diretamente da Internet? Nesse caso, você pode criar um pendrive USB com os arquivos de instalação do sistema operacional e usá-lo para formatar seu computador e reinstalar o macOS.

Para ter sucesso nessa intenção, você pode usar diretamente o macOS “Terminal” (recomendado) ou um aplicativo de terceiros, mais fácil de usar, mas que pode dar alguns problemas com as versões mais recentes do sistema operacional da Apple, chamado “Install Disk Creator”.

Em todo caso, tenha em mente dois aspectos fundamentais: se você precisa do macOS 10.13 ou de edições posteriores, uma vez que o download será feito através da Mac App Store, é fundamental que o “segundo” computador (aquele a partir do qual você está se preparando para fazer o pendrive USB) esteja associado a um ID Apple já usado no Mac antigo, caso contrário, o sistema operacional não estará disponível.

Nesse sentido, você pode criar com segurança um novo usuário no computador (indo para “Preferências do Sistema” > “Usuários” e “Grupos”) e definir o ID Apple em questão.

Esta etapa não é necessária para o download dos sistemas operacionais macOS Sierra 10.12, macOS El Capitan 10.11 e macOS Yosemite 10.10, pois a Apple fornece links de download “diretos” para os arquivos do sistema operacional.

Em segundo lugar, o pendrive USB a ser utilizado para deve obrigatoriamente estar vazio e ter uma capacidade de pelo menos 12 GB.

Depois de ter tudo o que precisa, proceda da seguinte forma: primeiro, na página de suporte dedicada no site da Apple, localize a versão do macOS de seu interesse no parágrafo “Download do macOS” e clique no link relevante para iniciar o download do “pacote.dmg” que contém o sistema operacional.

Ao finalizar o download, caso o arquivo tenha sido obtido na App Store, interrompa o processo de instalação do sistema operacional clicando com o botão direito do mouse no ícone que aparece na barra “Dock” e a seguir clicando no item “Sair”, anexo ao menu que aparece, ou pressionando o botão “Sair” localizado na janela de aviso que aparece (aquela relacionada à incompatibilidade do macOS em uma edição mais recente do sistema operacional).

Neste ponto, para realizar o processo a partir do Terminal, abra o mesmo (localizado na pasta “Other” do Launchpad) e dê o comando “sudo/Applications/Install\macOS\Big\Sur.app/Contents/Resources/createinstallmedia–volume/Volumes/pendrive (onde em vez de macOS\Big\Sur.app você deve inserir o nome do instalador da versão do macOS que pretende instalar, colocando o símbolo “\” antes de cada espaço, e em vez de pendrive deve inserir o nome da chave que pretende utilizar).

Em seguida, digite a senha de administração do Mac e pressione Y para confirmar. A chave, é claro, será formatada.

Se você preferir usar o utilitário “Install Disk Creator”, acesse seu site, clique no botão “Download the macOS app” e, uma vez que o programa tenha sido baixado, conecte a chave USB ao seu computador e copie o arquivo obtido na pasta “MacOS Applications”.

Para executar o “Install Disk Creator”, clique duas vezes no ícone recém-criado e pressione o botão “Abrir”.

Depois que o software é iniciado, se você baixou o macOS da App Store, o pacote de instalação relativo deve ser reconhecido automaticamente, caso contrário, clique no botão “Escolha um instalador do macOS” localizado na parte superior e selecione o “pacote.dmg” baixado anteriormente.

Estamos quase lá: agora use o menu suspenso “Selecione o disco” para selecionar a chave USB e, tendo em mente que a operação irá deletar todos os dados desta última, clique nos botões “Criar instalador” e “Apagar disco”, para começar a criar a unidade (o que pode levar algum tempo).

Depois de criada a chave (independentemente do método utilizado para copiar o macOS para ela), conecte-a ao Mac a ser formatado, ligue este último e, durante a inicialização, mantenha pressionado o botão alt do teclado, até o menu para a seleção do disco de inicialização.

Agora, basta clicar duas vezes no ícone do instalador do sistema operacional de seu interesse e aguardar o aparecimento dos utilitários macOS.

De agora em diante, você pode seguir as instruções que demos a você nos capítulos sobre como formatar um Macbook sem perder dados. Aprendeu com nosso tutorial? Esperamos que sim. Até a próxima!

Add Comment