Como consultar imposto de renda na Receita Federal

Se você veio até esta página, é mais que provável que esteja disposto a aprender como consultar o Imposto de Renda na Receita Federal. O procedimento em simples e rápido, então deixemos ele para o final e vamos falar um pouco sobre o Imposto de Renda, porque muita gente ainda não sabe de algumas coisas sobre ele.

O Imposto de Renda é um tributo da Receita Federal que é obrigatório para todos os brasileiros que receberam um valor maior que R$ 28.559,70 no ano base. Não tem como fugir dele, não mesmo. A estimativa que se tem é de que mais de 30 milhões de contribuintes farão a entrega dessa declaração neste ano de 2018.

Como consultar imposto de renda na Receita Federal

Faça sua declaração de imposto de renda através do site da Receita Federal.

O que é feito com o dinheiro arrecadado?

Essa é uma pergunta que muita gente faz, já que quer saber para onde vai o valor do imposto que elas pagam. A Receita Federal destina uma parte do dinheiro para o Governo Federal, enquanto a outra parte volta para os estados e municípios de onde veio o dinheiro, para que dessa forma seja possível financiar projetos de educação, saúde e programas sociais, como o Bolsa Família e outros do gênero.

É sempre interessante ter uma ideia de para onde vai o dinheiro dos nossos impostos, porque, se pagamos tão caro neles, é bom saber para que ações esse dinheiro será destinado.

Como consultar Imposto de Renda na Receita Federal

Como dito mais acima, o processo de consulta do Imposto de Renda na Receita Federal não é difícil. É um processo bastante simples e que qualquer pessoa consegue fazer. Entretanto, alguns sites colocam muitas informações que as pessoas não estão procurando, o que dificulta a sua procura, uma vez que te confunde.

Então, sendo direto, para consultar o seu Imposto de Renda na Receita Federal, você precisa entrar no link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp e inserir as informações requeridas, que são o CPF, o ano, a data de nascimento, os caracteres pedidos no código de segurança, para depois clicar em “Consultar”. Há algumas informações que podem ser úteis; elas se encontram abaixo da área de preenchimento.

Se quiser, você pode ficar ciente da disponibilidade da sua restituição de outra forma. Basta cadastrar seu celular para então poder receber um SMS no aparelho, de forma gratuita.

Leia também: Endereço da Receita Federal

Lembre-se de não passar do prazo de declarar o imposto de renda, pois apenas dessa forma você não receberá multas e dívidas chatas que deixam qualquer se sentindo mal.

Espero que na sua pesquisa dê tudo certo. Muito obrigado por ter lido o artigo, tenha uma boa sorte e até mais.

Add Comment