fbpx

A Importância de um técnico em mineração

técnico em mineração

Um dos mais completos profissionais da área, o técnico em mineração tem total capacidade de desenvolver trabalhos principalmente na área de pesquisa.

Ele também é responsável por desenvolver trabalhos de treinamento, orientação, condução e coordenação das equipes que trabalham na empresa.

Esse profissional também tem a capacidade de fazer o planejamento, a monitoração, operar e também fazer o controle dos processos desenvolvidos na empresa de mineração.

PUBLICIDADE

Além de atuar na manutenção de prevenção de equipamentos, índices operacionais e consumo de suprimentos, o técnico em mineração, ele também pode fazer trabalhos de responsabilidade ambiental, pois o mesmo tem conhecimentos sobre as normas de qualidade e técnicas para tal trabalho.

Se você ficou interessado(a) sobre a Importância de um técnico em mineração, apresentaremos algumas de suas características áreas de atuação, e o que é a mineração em si, para que você possa entender um pouco mais.

Áreas de atuação do técnico em mineração 

O técnico em mineração pode atuar em várias áreas e é isso que iremos apresentar para vocês:

Pesquisa

Nessa área, o profissional é responsável por coletar as informações geológicas com o objetivo de identificar áreas para uma análise, além de realizar trabalhos de campo, além de trabalhos em laboratórios químicos e físicos.

Na área de pesquisa, o técnico em mineração também faz o auxílio através de programas de computador, da execução do mapeamento geológico, como também auxilia o uso de bússolas, fotografias aéreas e gps.

O profissional que trabalha na área da pesquisa, também faz a supervisão de operações de sondagem, identificação, além de caracterizar amostras de minerais, rochas e não menos importante, processa dados coletados e averiguados.

Lavra

Na lavra, o técnico em mineração está responsável em auxiliar na parte de controle e de planejamento da lavra, tendo como principal ferramentas softwares específicos aplicados na parte de engenharia e geologia.

Esses softwares ajudam a identificar a melhor área para e as melhores opções para que a extração do minério seja feita.

Essa análise também leva em conta a qualidade dos insumos, os custos, o tempo, e os impactos causados ao meio ambiente.

Os profissionais técnicos em mineração também atuam diretamente na fiscalização e coordenação das operações de extração do minério, como por exemplo, a perfuração, o carregamento e o transporte de todo o material, como também a parte de desmonte de rochas.

 Geotecnologia

Nessa área, o profissional é responsável pelo monitoramento como também pelo controle de riscos geológicos, tanto no solo como no subsolo.

Ele monitora, desabamento, rachaduras, erosões e alagamentos, além de participar dos projetos de perfuração e complementação dos poços.

O técnico de mineração responsável por essa área também elabora e executa projetos de melhoramento e também de controle do meio ambiente, identificando impactos ambientais e aplicando algumas técnicas para a recuperação das áreas.

Beneficiamento

Os técnicos em mineração também podem atuar nas áreas de classificação e separação dos minérios extraídos das jazidas.

Eles são responsáveis por supervisionar e definir os processos como por exemplo o da britagem, moagem e também de concentração de minérios.

O técnico de mineração também analisa os produtos, em relação a sua quantidade e qualidade, além dos seus aspectos químicos, mineralógicos e também os aspectos físicos. Tudo isso com o objetivo de deixar o mineral pronto para a indústria.

Importância do técnico de mineração

O técnico de mineração consegue evitar e prevenir inúmeros problemas e acidentes que possam ocorrer durante o processo de extração do minério.

A presença do técnico de mineração não está limitada apenas ao acompanhamento dos processos da lavra, nem apenas às questões de licença ambiental.

Um profissional sério, tem a capacidade de fazer o aperfeiçoamento das técnicas que estão sendo aplicadas, desenvolver as atividades e aprimorá-las de maneira que as mesmas estejam atreladas a sustentabilidade e a modernidade dos processos.

O técnico em mineração está também preocupado com os impactos que a extração pode causar à natureza, por isso, está sempre em busca de maneiras mais eficientes de desenvolver o trabalho sem causar muitos impactos.

É muito importante que a empresa de mineração tenha técnicos desse porte para que as mesmas desenvolvam um trabalho conforme as normas técnicas e de qualidade, seguindo sempre o que determina as leis e as regras.

O que é mineração

Muito importante para a economia mundial, a mineração é um dos pilares do desenvolvimento da sociedade.

Ela corresponde a uma atividade industrial e econômica muito importante para todo o mundo e também uma das mais antigas.

Essencial para milhares de setores produtivos, ela é muito importante no cotidiano, uma vez que, ela está agregada a produção de vários itens importantes para a sociedade.

Sendo assim, podemos dizer que a mineração é uma atividade que representa os processos de exploração, extração, pesquisa de minérios.

Por mais que seja uma atividade muito importante para uma sociedade desenvolvida, a atividade de mineração ainda encara alguns obstáculos, como por exemplo, está em harmonia com o meio ambiente.

Tipos de mineração

Existem algumas técnicas utilizadas para a extração do minério, e essas são denominadas Lavras. Essas palavras são escolhidas de acordo com as características e o tipo de local indicado para a atividade de mineração.

Além disso, a técnica também é escolhida a partir da profundidade da jazida e sua forma. 

Apresentaremos a seguir os dois principais tipos de mineração mais utilizados, são eles:

Lavra a céu aberto

Esse método refere-se à extração de minérios localizados em pouca profundidade, ou seja, em depósitos próximos da superfície.

Geralmente o método de lavra a céu aberto explora essas jazidas de minérios até as mesmas se esgotarem.

Alguns dos métodos à céu aberto e suas localizações são: as encostas, fatias, cavas, e a lavra por dissolução.

Lavra subterrânea

Esse método está voltado à extração do minério em locais com uma maior profundidade, dessa forma, as jazidas são bem mais distantes da superfície. 

Esse tipo de extração é feito a partir da exploração de regiões mais profundas por meio de sondas e topografia.

Esse método possui algumas variações de métodos, como por exemplo: abatimento, realces autoportantes e realces encaixantes. Até a próxima!

Add Comment