fbpx

Quais são os 10 maiores navios cargueiros do mundo

navios cargueiros

Você gosta de curiosidades sobre o mundo dos navios? Se gosta da ideia, vamos apresentar aqui os 10 maiores navios cargueiros do mundo e alguns fatos relevantes sobre eles, acompanhe! 

Antes de tudo, é claro, um navio cargueiro é feito para conseguir levantar cargas muito pesadas, então acaba sendo muito interessante considerar aquilo que eles conseguem suportar. Alguns dos citados aqui podem levar mais de 20 mil contêineres!

De toda forma, agora sem mais demora, vamos falar sobre eles!

PUBLICIDADE

Conheça os maiores Navios Cargueiros

Transporte de container

HMM Algeciras

Este é considerado o maior navio porta container do mundo! Sua capacidade de carga é tão alta que chega a parecer impossível. 

Ele suporta até 24 mil Teus. E o que isso significa? Que ele é capaz de aguentar até 24 mil contêineres de 20 pés na extensão de seu comprimento. 

Parece pouco? Pois não! Cada container desse pode pesar cerca de 24 mil kg, portanto, conseguir o feito de carregar 24 mil desses não é para cada um.

Só para terminar esse importante fato, o HMM pode suportar aproximadamente 500 mil toneladas em uma viagem apenas! 

Além disso, o navio tem apenas 400 metros de comprimento e 61 metros de largura, parece um tanto improvável que nessa extensão seja possível receber tanta carga, mas é sim possível! 

Ele atua na China, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido…todos esses locais recebem o navio e os containers que ele transporta.

CMA CGM Marco Polo

Esse já foi considerado um dos maiores navios cargueiros porta contêiner do mundo, conseguindo um grande destaque nos anos de 2012, mas agora já teve sua posição usurpada por outros que se mostraram gigantes no setor. 

De toda forma, se tratando da sua extensão o navio chega próximo aos 400 metros também, o detalhe está em sua capacidade que é bem inferior ao HMM, chegando a possuir apenas 16.025 Teus. Ou seja, esse porta containers consegue suportar a carga de até 16 mil containers.

Seu nome vem de uma homenagem ao comerciante Marco Polo. 

OOCL Hong Kong 

Esse pode ficar na segunda colocação. Ele também já foi considerado o maior navio porta containers do mundo, a grande diferença é que ele foi superado apenas pelo HMM, mas ainda recebe muita relevância no mundo pelo seguinte motivo:

  • Representa o transporte de muitos containers para diversos locais da Europa e Japão;
  • É o segundo maior portal container do mundo;
  • Consegue suportar uma carga maior que 21.000 Teus, o que facilita bastante sua inclusão nessa lista;
  • Faz uma rota em muitos países em um prazo de 77 dias, o que chama bastante atenção considerando que ele deve passar um tempo parado em cada uma delas.

Por esse e outros motivos o OOCL é tão reconhecido.

MOL Triumph 

Agora pertencente ao Top 5 maiores navios cargueiros portam contêineres do mundo, o Mol Triumph é um daqueles que se destaca por sua grande extensão. Seu tamanho é semelhante ao do maior navio cargueiro do mundo, possuindo capacidade para 20 mil Teus e sendo extenso o suficiente para se igualar quase que completamente a ele.

O navio possui 400 metros de comprimento e 58,8 metros de largura. Ele também foi o primeiro navio porta-container da classe 20 mil Teus a atuar na rota da Ásia através da Europa.

MSC Oscar

Por sua vez, representa também um grande navio que atua em diferentes rotas. Sua capacidade geral foi definida para 19.224, no entanto, durante sua fabricação a ideia era que ele suportasse apenas 18.400 Teus. 

Como já existe uma tonelagem de peso morto no navio, existem alguns fatores que se mostram importantes, fazendo com que se possa aguentar apenas containers de 10,2 toneladas. 

No entanto, esse peso está apenas relacionado à quantidade de Teus suportados nessa simulação, que é de 19.224.

No entanto, se for necessário aumentar a tonelagem dos itens, o valor dos Teus irá para 14.000. 

Navios Graneleiros

A Vale e o Vale Brasil VLOC

O maior navio graneleiro do mundo está relacionado à Vale, uma multinacional brasileira! Ela possui diversos navios com essa função, o que torna esse, apenas mais um dos vários. É claro que ele merece um destaque por apresentar tanta capacidade.

O navio graneleiro da Vale é capaz de carregar aproximadamente 400.000 toneladas de minério de ferro. Ele possui também 362 metros de comprimento e 65 de largura. Um tanto similar ao porta contêineres que observamos aqui!

Um dos detalhes é que ele possui, além de toda essa extensão, cerca de 7 porões!

Lan Hua Hai

Outro grande graneleiro é chinês. Sendo considerado enorme em sua extensão. Ele apresenta um tamanho aproximado de 2,5 campos de futebol e consegue carregar até 90.000 toneladas, com certeza um gigante!

Navios de transporte de petróleo

Knock Nevis 

É o maior navio de transporte de petróleo do mundo. Sua grande extensão permite que seja bastante utilizado em várias atividades e sua construção data de aproximadamente 1979. 

Em sua grande história ele já até mesmo sofreu até mesmo com os ataques na guerra do Iraque, quando aconteceu alguns danos. 

No entanto, esse gigante da indústria de petróleo é um dos navios cargueiros mais conhecidos do mundo!

Eagle Hamilton

Navega pelo Reino Unido e mede 250 metros de comprimento por 44 metros de largura. O peso é de 2.000 mil toneladas e sua capacidade de carga pode chegar até mesmo a incríveis 114 mil toneladas!

Os motores possuem aproximadamente 9.000 cavalos de comprimento e consegue navegar a aproximadamente 24 km/h. 

Beijing Spirit

Um grande cargueiro de Bahamas. Ele mede 274 metros de comprimento e 48 metros de largura e pesa aproximadamente 83 mil toneladas e uma incrível capacidade de carga de 156.000 toneladas, o que supera o Eagle Hamilton.

Quanto à velocidade, ela é um pouco menor, mas como a capacidade de transporte de carga é maior, o valor compensa, ao final!

Add Comment