fbpx

Veja como escolher as cores para cada ambiente

PUBLICIDADE

Você já observou que nas decorações mais modernas, a cor das paredes interage com o espaço? Seja num modelo contemporâneo, moderno, clássico ou minimalista. Os formatos e tonalidades optados para constituir a decoração necessitam ‘conversar entre si’ para que tenha uma harmonização na casa. Sendo assim, é fundamental pensar nisso no momento de pintar a casa e escolhem bem as cores para cada ambiente.

cores para cada ambiente

As escolhas das cores para cada ambiente ajudam na harmonização da sua casa.

Tem no mercado um grande variedade de texturas e cores de tintas para paredes, com infinitas alternativas de tom. É ai que aparece o desafio: como selecionar e combina a melhor alternativa para dar vida ao espaço, sem exageros? Para auxiliar você a achar esse equilíbrio, preparamos esse conteúdo sobre harmonização.

Harmonia das cores na hora de pintar a casa

Esse termo é utilizado para identificas as cores que atuam bem sobrepostas ou em conjunto. Causando sensações de conforto e equilíbrio, tornando-se interessantes ao olhar. Portanto, para achar esses tons que combinam, é possível usar o círculo cromático – também chamado de roda das cores, que vai auxiliar a realizar a seleção mais harmônica.

PUBLICIDADE

O que é harmonização monocromática?

É um conjunto de distintas tonalidades que resultam da mesma cor. Dando uma sensação de conforto visual que promove combinações maravilhosas. Exemplo: para quando for usar diversos tons de vermelho (ou outras corres fortes da sua escolha) é curioso combinar com cores mais neutras, como preto, branco, cinza e off-white.

O que é harmonização análoga?

Antes de tudo, neste grupo ocorre a combinação de uma cor primária com uma de suas cores vizinhas – amarelo, azul e vermelho. A conclusão é uma harmonia vibrante para o espaço, que passa o sentimento de felicidade e vida. Uma sugestão, para não exagerar, é selecionar poucos tons para formar a harmonização, totalizando no máximo dois ou três.

Após a teoria, vamos observar sugestões simples de como selecionar as cores corretas para pinta a residência. Antes de você definir qual o tom, o certo é ponderar sobre a decoração do espaço e qual a sensação que você deseja transmitir. Para passar paz e tranquilidade, as melhores combinações são as cores de tons frios: azul claro, bege, tons de off-white e amarelo.

PUBLICIDADE

Para sala de estar ou onde deseja transmitir conforto e aconchego. Sendo assim, para ocasionar essa sensação, as cores mais adequadas é o amarelo, tons terrosos e quentes. Nos espaços que a ideia seja transmitir frescor, use tons de azul e verde. Se você possui sala de leitura, biblioteca ou escritório, uma sugestão interessante seria usar cores mais fortes, que representam a criatividade e comunicação.

Cores e sensações

Cada textura, cor e detalhe pode passar uma sensação distinta para os ambientes da sua residência, que podem diversificar conforme a aplicação escolhida. Mas não tem uma regra específica, sua escolha deve ser fundamentada em seu gosto.

Vale ressaltar que, na hora de selecionar a cor das paredes, é necessário levar em consideração o conjunto da obra: além da sensação que você procura, avalie também se as cores e formatos dos móveis vão combinar com os utensílios de decoração e detalhes do espaço. A pintura necessita ser um complemento do local, sem chamar atenção por exageros e se contrapor ás outras cores.

Móveis + paredes coloridas

Certamente você já observou em algum local decorações com excessos de corres e muito carregadas. E isso ocorre quando a pessoa escolhe por paredes coloridas com tons fortes, sem se preocupar com as cores dos móveis, e as peças de decoração que vão compor o espaço. O problema é que esse exagero gera um “cansaço visual”, que é aquele sentimento desconfortável, e deixa sensação de ambiente “brega”. Muita atenção na hora de pintar a residência!

Você pode buscar por uma marcenaria ou serralheria especializada em decoração de interiores.

Então, atente-se para as paredes não ficarem em contraste com o resto. Confira algumas sugestões:

  • Se a cor for viva e forte, como verde escuro, esmeralda ou roxo, escolha por móveis que sejam em tons neutros.
  • Se você gosta de preto, é possível gerar resultados especiais e detalhes de bom gosto, como pintar uma parede de fundo para TV.
  • Os tons pastéis, neutros e frios combinam bem com detalhes e texturas em cores fortes.

Papel de parede

Usar papel de parede para decorar o espaço pode dar um charme especial, mas, é necessário atenta-se para combinar os desenhos e a textura. Escolha pelas cores próximas: é só conferir o círculo cromático. Se o papel de parede for colorido e com estampas ou desenhos, pinte a parede com a cor que menos aparece, assim a conclusão será um efeito perfeitamente harmônico.

Add Comment