SIEPE 2020 | Certificado, Notas, Boletim, Alunos

O SIEPE é o Sistema de Plataforma online do estado do Pernambuco que representa grande avanço tecnológico oferecendo uma interface facilitadora para deficientes físicos e integração da Educação Tecnológica e Ensino Profissionalizante, por meio de matrículas em cursos e escolas técnicas do estado de Pernambuco.

SIEPE

No SIEPE os alunos tem acesso às informações da Secretaria Digital e também aos conteúdos de aulas onlines, ao acessar a página do SIEPE na internet [www.siepe.educacao.pe.gov.br/ator/alunos] é possível ver o menu com as formas de acesso ao sistema que são cinco:

  1.  Gerências Regionais;
  2.  Escolas;
  3. Acesso Alunos;
  4. Acesso Educadores;
  5. Acesso Famílias.

No menu acesso Alunos será exibido conteúdos que são disponíveis aos alunos Informes, Boletim, Quadro de Horários, Enquetes, Sites de Estudos, Minhas Matérias, Links, Álbuns, Universidades e Comunicados. O acesso aos conteúdos somente é permitido por meio do Login e senha cadastrados do SIEPE, para fazer o cadastro basta clicar no link da página Acesso Restrito “Ainda não é cadastrado?”

No menu  Escolas é possível visualizar toda rede de ensino do estado de Pernambuco, o SIEPE comporta conteúdos de escolas do ensino fundamenta, médio, universidades e ensino profissionalizante, oferecendo uma ampla rede de escolas e cursos com conteúdos para alimentação da biblioteca digital e possibilidade de desenvolvimento de ambientes virtuais de acesso a modelos de Sala de Aula Invertida e principalmente Educação à Distância (EAD).

Como ver Certificados e Boletins do SIEPE? 

Para ter acesso aos conteúdos de certificados e boletins do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco os alunos devem clicar em Boletim, o login pode ser realizado antes ou após clicar no ícone procurado e menu Alunos do site do SIEPE, desta maneira ao clicar no ícone Boletim o aluno que não estiver logado será solicitado as informações de acesso ao sistema.

Após clicar em Boletins os candidatos devem verificar as informações de notas, caso não estejam aprovados em alguma matéria não será possível a emissão da certificação, os cursos online possuem plataformas mobiles completas coma possibilidade de acesso aos conteúdos junto ao boletim do aluno.

Os certificados recebem uma assinatura online para emissão do documento, aos alunos do ensino regular pode ser solicitado comparecimento na Unidade Escolar para a retirada do documento, porém toda a emissão de certificados no Brasil deverá ser realizada por meio de assinaturas digitais o que torna possível a utilização de plataformas digitais e envio de certificação por e-mail.

O que muda na emissão dos certificados da plataforma SIEPE com a lei n° 330 de 5 de abril de 2018?

Neste ano de 2020 os alunos do ensino médio já entraram na era digital por meio da certificação digital, desde o ano de 2018 a nova lei prevê a emissão de certificados escolares por meio da internet e envio de e-mails, desta maneira os antigos certificados e assinaturas com tinta não serão mais emitidos no Brasil.

O objetivo da nova lei é economizar, os antigos certificados de papel demandavam tempo e necessidade de impressão gerante gastos para as escolas, no novo formato os alunos tem o certificado na tela do computador com a opção de impressão do conteúdo, isto é possível graças as assinaturas digitais.

Os certificados digitais somente serão válidos se a assinatura do responsável pelo conteúdos gestor, coordenador ou secretário escolar estiver devidamente registrada em cartório digital, e for reconhecida no meio digital, no passado a validação das assinaturas eram referidas aos cargos de quem assinava podendo ser um secretário, diretor ou coordenador, atualmente existe a necessidade de reconhecimento digital da rubrica.

Quais os principais avanços tecnológicos do sistema SIEPE da Secretaria da Educação do Estado do Maranhão?

Apesar do novo formato de Certificado Digital representar um avanço tecnológico para todos os estados brasileiros, permitindo menor burocracia para emissão das certificações, o grande avanço do modelo de Plataforma SIEPE deve estar nos conteúdos online que podem ser vistos e melhor entendidos pelos alunos da Educação Profissionalizante por meio da possibilidade de  cursos da Modalidade Educação à Distância.

Por meio da aba Alunos é possível reunir links importantes, informações, artigos e matérias que são responsáveis pela criação de uma Biblioteca Digital, além disso o SIEPE por meio da integração do Novo Ensino Médio, Cursos de Qualificação e Cursos Técnicos da Modalidade Educação à Distância disponibiliza uma plataforma completa com conteúdos e acessibilidade de gestores, educadores, alunos , pais e responsáveis.

Passo à Passo Consulta Boletim Escolar SIEPE

  1. No topo da página www.siepe.educacao.pe.gov.br alunos, professores, pais e responsáveis podem entrar na plataforma e visualizar todas as informações do site, a aba alunos e família exibe conteúdos do Boletim Escolar, Matérias, Quadro de Horários , bem como a aba Educadores possui links pertinentes ao Diário de Classe como Apontamentos e Recomendações de Conteúdos que deverão ser passados para Sala de Aula.
  2. O acesso ao aplicativo funciona de duas maneiras por meio do aplicativo SIEPE, destinado aos professores e aplicativo “Central do Aluno PE” , destinado aos alunos e criado para facilitar o acesso aos conteúdos do site e menu Alunos, pode ser utilizado por alunos, pais e responsáveis.
  3. No site os pais tem um acesso restrito as informações pertinente a vida escolar da criança ou adolescente, por meio do menu Familiares, é possível saber notas, faltas e matérias pendentes.
  4. No link Boletim é possível saber os conteúdos com notas azuis ou vermelhas e matérias que receberam aprovação, os alunos aprovados no curso poderão solicitar certificado digital por meio do SIEPE ou na Secretaria Escolar, o novo modelo de certificação não será mais impresso e poderá ser carregado por meio do celular em formato PDF.

Add Comment