SIAEP 2020 | Consulta Boletim do Aluno SIAEP SEDUC

SIAEP

O Sistema Integrada de Administração Escolar do Estado do Maranhão permite que os alunos consultem notas do Boletim Escolar por meio de uma plataforma totalmente interativa, que oferece todas as informações necessárias do cotidiano dos alunos e de acesso online pela internet ou Aplicativo SIAEP.

Para ter acesso ao SIAEP os alunos devem acessar a plataforma disponível na internet no site do Projeto Educação em Rede [www.siaep.ma.gov.br], na plataforma online o aluno pode Consultar Boletim, Faltas, ter aceso aos Conteúdos de Bibliotecas Digitais , Consultar Calendários e até fazer Provas e Exames Onlines marcados pelos seus professores,a plataforma foi criada com base na autonomia do aluno por isso os alunos podem acompanhar o seu desempenho e conteúdos que ainda precisam ser estudados.

A Plataforma tem uma interface moderna e simples de ser utilizada, é uma plataforma colorida que pode ser acessada de maneira simplificada por professores e alunos da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão e Secretaria do Estado da Educação. A Plataforma tem foco na Gestão Educativa, oferecendo facilidade de acesso às informações para professores, alunos e pais ou responsáveis.

O que significa as siglas SIAEP e SEDUC?

A sigla SEDUC significa “Secretaria do Estado da Educação”, é utilizada no Estado do Maranhão para divulgação e referência da criação de Projetos da Secretaria da Educação, além do SIAEP o SEDUC também é responsável pela contratação de professores, criação de cursos e outras atividades relacionadas a educação no estado do Maranhão.

O SIAEP é uma sigla que significa “Sistema Integrado de Administração Escolar”, é um sistema criado em 2009 que faz parte do Projeto Educação em Rede, o sistema tem o objetivo de facilitar o lançamento de notas para os professores e acesso facilitado ao Boletim Escolar pelos alunos da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão.

Os Sistemas de gestão escolar de estados brasileiros vem sendo atualizado com certo atraso em relação ao desenvolvimento tecnológico, uma vez que escolas particulares e de todo mundo já possuem sistema de gestão eficientes e com interface facilitadora de seus usuários, o modelo de sistema de gestão da educação pública ainda fica marcado pela burocracia e dificuldade de acesso da população, com a nova ferramenta de criação de Plataformas Mobile espera-se um grande avanço para as novas tecnologias educacionais brasileiras.

Quais as facilidades do SIAEP para população e gestão escolar?

O SIAEP é uma plataforma criada pela Secretaria do Estado do Maranhão, a usabilidade da plataforma e criação de conteúdos se torna possível com o desenvolvimento da Interface Mobile, embora o desenvolvimento da interface mobile tenha foco na criação de conteúdos interativos, a principal diferença do novo sistema é a interface colorida e facilitada para acesso de alunos e professores.

No passado muitos dos atrasos em relação ao desenvolvimento das plataformas na educação pública esteve relacionado ao acesso do aluno, além dos conteúdos e acesso a internet, a falta de  acesso às informações básicas como o número do RA (Registro do Aluno) dificulta o andamento de processos de transferência, gestão escolar, matrículas e até do boletim escolar.

Apesar de suspenso a impressão do Boletim Escolar com o advento da internet, muitos alunos não tinham acesso as informações presentes em processos de Gestão Escolar, como o Número do Registro Escolar do Aluno ou Número de Matrícula que deve acompanhá-lo durante toda vida acadêmica na escola pública, esta dificuldade também pode ter sido causada pela grande quantidade de informações em rede, com as plataformas mobile ficou mais fácil administrar e oferecer acesso às informações de gestão escolar para alunos e responsáveis.

Qual o objetivo da Criação de Plataformas Mobile?

O principal objetivo da criação das Plataformas Mobile é o acesso de alunos por meio de aplicativos móveis, porém sobre o ponto de vista tecnológico as Plataformas Mobiles possuem capacidade de criação de conteúdos interativos que podem ser utilizados em Salas de Aulas Invertidas e Educação à Distância.

Estabelecendo um comparativo entre o atual desenvolvimento da educação brasileira e o tecnológico e mundial, podemos dizer que o Brasil tem feito investimento significativos como o Desenvolvimento de Bibliotecas Digitais e Repositórios de Objetos de Aprendizagem, porém é necessário a criação e acesso aos conteúdos de Plataformas Mobile para população, professores, gestores e alunos desta maneira o avanço tecnológico torna-se uma realidade.

A Plataforma Mobile tem objetivo de trazer desenvolvimento tecnológico tanto para gestão como facilitadora do acesso as informações do Boletim Escolar, quanto para a criação de conteúdos que poderão ser utilizados em salas de aulas do modelo educacional Sala de Aula Invertida, tornando-se o acesso a informação e conteúdos escolares cada vez mais fácil para alunos e responsáveis.

Como Acessar o Boletim Escolar da Plataforma Mobile SIAEP?

A Plataforma SIAEP do estado do Maranhão, pode ser acessado por meio de aplicativos móveis ou no endereço digital no site siaep.educacao.ma.gov.br, os alunos que farão o primeiro acesso a plataforma deverão utilizar Login de Usuário (que será sempre o número do RA do Aluno) e a senha 1-2-3-4-5-6.

Passo à Passo Acesso ao SIAEP

  1. Após o primeiro acesso a senha que deve ser utilizada na Plataforma Mobile é a data de nascimento, para acessar a plataforma por meio do aplicativo “Minha Escola” os alunos tem acesso a plataforma SIAEP e no endereço :siaep.educacao.ma.gov.br.
  2. No primeiro acesso deve ser utilizado a senha 1-2-3-4-5-6, após o primeiro acesso os alunos poderão utilizar a data de nascimento para acessar conteúdos da Plataforma Mobile e Aplicativo Minha Escola.
  3. Pronto, agora basta clicar no ícone Notas para visualizar as notas lançadas por professores. Além das notas do semestre os alunos também terão acesso as notas do Reforço Escolar, por meio da nova ferramenta o professor pode fechar a nota e acrescentar nova média aos alunos com nota vermelha.

Add Comment