fbpx

Quais Documentos do meu veículo devem estar em dia?

Caso você tenha comprado o seu veículo recentemente ou esteja a fim de comprar o seu carro próprio e por este motivo, deseje saber mais informações sobre os tipos de documentos necessários tanto para você como para o seu veículo, saiba que o artigo de hoje pode conceder ótimas informações para você. 

Além disso, você ainda poderá obter mais informações e dicas que te ajudarão a manter os documentos do veículo em dia, poderá saber o que fazer e como agir caso perca o documento do seu veículo ou os seus documentos, além de poder conhecer uma série de outras informações. 

Por este motivo é que você deve continuar ligado no artigo e conferir tudo o que você precisa saber sobre a forma de não atrasar e manter os documentos do veículo em dia.

documentos obrigatorio do veiculo

PUBLICIDADE

Conheça a documentação veicular básica

Para que você possua o seu veículo e para manter os documentos do veículo em dia, é necessário que você saiba que se faz necessário que você tenha uma documentação específica. 

Sendo assim, para que você possa dirigir ou conduzir qualquer tipo de veículo, é necessário que você possua a sua CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação. Mas além desse documento, o veículo deve possuir alguns documentos do veículo em dia e a seguir, você poderá conhecê-los e saber como eles funcionam e para que servem. Confira:

Certificado de Registro do Veículo (CRV)

O CRV se trata do documento que irá conter todas as informações relacionadas às características e detalhes do seu veículo. Nele, estarão contidas informações relacionadas a placa, chassi, além de outros dados do seu carro ou moto.

Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT)

Quando nos referimos ao DPVAT, estamos nos referindo ao seguro que todo veículo deve possuir por ser obrigatório. Ele permite que vítimas de acidentes veiculares possam ser indenizados.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Também conhecido como licenciamento, este é o documento pelo qual você não deve desgrudar ou deixar em casa na hora de realizar uma viagem no seu carro, pois ele é obrigatório.

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

E ainda, existe o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), que se trata de um documento pago todos os anos, que é mais um dos documentos veiculares e que deve ser mantido com o pagamento em dias.

Entenda a importância de mantê-la regularizada

Você precisa ter todos os documentos do veículo em dia. Isso é importante pelo fato de que, o não pagamento dessa documentação, faz com que você não tenha a possibilidade de transitar com o seu veículo e caso trafegue com ele, mesmo com os documentos atrasados, você poderá contar com altas multas.

Documentos exigidos durante a direção

Quando você está dirigindo, é necessário que você esteja com uma determinada documentação em mãos, pois caso contrário, você poderá ser multado e perder pontos em sua carteira. Sendo assim, os documentos exigidos durantes a direção e os documentos do veículo em dia são:

Carteira Nacional de Habilitação – CNH (porte obrigatório)

O primeiro documento é a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Ela é obrigatória para a condução de veículos e sem ela, você pode ter o seu veículo apreendido, pode perder pontos na carteira, entre outros prejuízos.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV (porte obrigatório)

Outro documento obrigatório e que você deve possuir em mãos ao conduzir o seu veículo é o CRLV, que você já pôde conhecer no início do artigo.

Perdeu algum desses documentos?

Se você perdeu algum desses documentos, é importante que você saiba que o primeiro passo é informar a polícia e realizar um BO. Em seguida, é solicitada a segunda via, para que você volte a transitar no seu veículo normalmente.

Diferenças entre CRV e CRLV?

Enquanto o CRV se trata do documento do veículo que informa o proprietário e outras informações, o CRLV se trata do licenciamento do seu veículo.

Como Saber se o Documento do Carro Está Vencido?

Você poderá saber sobre o vencimento do seu veículo de acordo com o último número da placa do seu veículo. Sendo assim, caso a placa seja 2, isso significa que o vencimento é no mês de fevereiro.

Como Regularizar o Documento do Carro

Através de um caixa eletrônico você consegue regularizar o seu veículo e assim, basta informar acessar a opção de licenciamento. Serão solicitados alguns dados com o RENAVAM e assim, é só pagar.

Multa Por Não Portar Documento do Carro 

multa

Você sabia que não portar a sua CNH ou o documento do carro pode fazer com que você sofre graves problemas. Saiba mais a seguir:

Não portar documento do carro: o que acontece?

Além de perder alguns pontos na sua carteira, você ainda poderá pagar uma multa que poderá tero valor de R$ 88,38.

É Possível Recorrer da Multa Por Andar Sem Documento?

De acordo com a lei, todo o cidadão tem a possibilidade de se justificar e se defender e é por este motivo que é possível que você consiga recorrer, caso você receba uma multa por andar sem a documentação do seu veículo ou a sua documentação.

O Que Fazer em Caso de Roubo ou Perda do Documento do Carro

Caso aconteça de o seu veículo acabar sendo roubado, saiba que é de extrema necessidade que você comece realizando um BO, o famoso Boletim de Ocorrência, na polícia, para que assim, você ainda consiga trafegar no seu veículo de forma segura, sem correr o risco de ser multado. Após ter realizado o seu boletim de ocorrência, o próximo passo é solicitar a segunda via do documento do seu veículo, para que não haja problemas.

Conclusão

O artigo de hoje foi útil para ajudar você a conseguir se manter bem informado sobre tudo relacionado a deixar os documentos do veículo em dia. Além disso, o artigo pôde ser bastante útil para ajudar você a conseguir saber como se livrar das multas, entre várias outras informações e agora, você já está por dentro de tudo e caso ainda não possua o seu veículo próprio, você já está informado o bastante para comprar já o seu!

Dicas para manter suas finanças em dias e não atrasar o pagamento do seu veículo:

A seguir, existe a possibilidade de você conseguir conhecer algumas dicas que irão ajudar você a deixar os documentos do veículo em dia. Então, continue acompanhando e confira essas dicas, que poderão ser bastante úteis para você. Veja:

Mantenha todos os seus gastos anotados

Você precisa ter todos os seus gastos anotados, pois isso permite a você, a chance de conseguir verificar o valor total de gastos aos quais você vai precisar pagar e assim, saber quanto ainda possui disponível para conseguir realizar outras compras. Por isso que anotar é sempre importante, já que te permite manter o controle dos seus gastos.

Não gaste de forma impulsiva

Uma dica importante para que, além de pagar e deixar o seu veículo em dias, você ainda consiga manter outros gastos pagos, é a de economizar e não realizar gastos de forma impulsiva. Sendo assim, mantenha o controle para não realizar compras desnecessárias, pois isso poderá fazer com que você se complique na hora de realizar o pagamento de suas contas.

Mesmo isento do IPVA, não esqueça do seguro obrigatório

Se você é portador de necessidades especiais, com certeza você já deve saber que você fica isento do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), então saiba que você não ficará livre do pagamento do seguro obrigatório. E além disso, é de extrema importância que você não esqueça de licenciar o seu veículo.

Add Comment