Franquia é um acordo com a empresa proprietária sobre a utilização de uma marca notória nos termos com ela acordados. Como regra, sob uma determinada marca, você pode abrir um negócio semelhante ou relacionado, fornecer serviços ou produzir bens.
Estatisticamente, cerca de 80% das empresas que preferem o franchising (marca + modelo de negócio do original) resistem a um período de 5 anos no mercado e obtêm lucro.
Compare: normalmente, a grande maioria das empresas comuns que começam por conta própria não sobrevive nem mesmo a um período de trabalho de 2 anos.
Quanto custa uma franquia?
O custo de uma franquia começa em vários milhares de dólares, mas em média, um negócio de franquia de sucesso pode ser iniciado com cerca de 0,5 a 2 milhões de dólares. Para este valor, por exemplo, você pode abrir seu próprio McDonald’s!
Normalmente, esse custo inclui a compra inicial (para uma franquia comercial) e o fornecimento de matérias-primas (para uma de produção) e alguns outros “bônus” do detentor dos direitos ao esquema comercial e à marca.
Ao mesmo tempo, existem franquias bastante conhecidas que custam a partir de 12 mil reais. O custo deve incluir, além do pagamento à empresa-dona da marca, um royalty mensal (em regra, ao nível de 5 % – como em “Burguer King”, raramente – 13-17%, como China Inbox). Considere isso ao planejar seu negócio!
Ponto de bônus: as maiores e mais famosas (mas caras) franquias costumam ter um plano de parcelamento. Assim, no McDonald’s você pode ter um plano de parcelamento de 7 anos, pagando inicialmente apenas 25% do custo da franquia.
Quanto você pode ganhar com uma franquia?
Os ganhos são calculados antecipadamente pelo franqueado e não é difícil prever. Os documentos indicam o período de payback (muitas vezes cerca de 2 anos), bem como o lucro aproximado com base nos parâmetros médios obtidos em instalações já em operação deste tipo.
A rentabilidade estimada, independente do seu porte (por exemplo, ao avaliar uma franquia com rentabilidade de US $ 10 ou US $ 20 mil por mês, deve ser preferencial), deve ser calculada antes de se atingir o lucro líquido.
Além disso, o comprador precisa levar em consideração todos os custos associados. Por exemplo, se você tiver que dar 10 mil ao proprietário de uma franquia com um rendimento de 20 mil, e os custos serão de 5 mil dólares, então o período de retorno de tal franquia pode ser duas vezes mais longo que o de um menor lucrativo à primeira vista.
Franquias estão em demanda no Brasil
Restaurantes: McDonald’s, Starbucks
Lojas de roupas e acessórios: Zara,
cadeias de fast food: Burger King, Pizza Hut, Cacau Show
Rede de restaurantes: Pizza no metrô, sorvete 33 Penguins
Laboratórios médicos: Sergio Franco, Fleury
Fabricante de colchões: Sonoleve, Ortobom
Fabricante de roupa íntima: Demillus, Duloren
Ao determinar a popularidade de uma franquia, ou por exemplo perguntar quanto custa uma franquia da Starbucks, compare com outras semelhantes em termos de custo ou lucratividade. É melhor dividir as propostas por direções (áreas de atuação), e compará-las com outras semelhantes:
- no setor de varejo,
- na área de serviços,
- no campo da alimentação pública,
- no setor financeiro.
- tamanho da rede,
- ritmo de desenvolvimento,
- estabilidade de trabalho,
- transparência das condições para o início.
- Como resultado, os seguintes se tornaram líderes:
Ao avaliar uma franquia por rentabilidade, não se esqueça que é do seu interesse: usar o sistema de negócios mais comprovado, trabalhar em um setor que seja atraente para você, minimizar riscos, ter acesso a negócios prontos materiais, ferramentas de marketing, obtêm um sistema já formado de fornecimento de bens, matérias-primas, materiais para o trabalho.