Pular para o conteúdo

O que é o story do Instagram? 8 recursos

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Você sabe O que é o story do Instagram? Sabe como usar e quais suas funcionalidades existentes?

Quando falamos das redes sociais, não é segredo para ninguém que o Instagram é uma das mais engajadas, não é verdade? E, para manter esse favoritismo, a plataforma volta e meia traz novas funcionalidades. O instagram stories foi uma dessas e, até hoje, se mantém muito popular entre os usuários da ferramenta. 

Segundo o Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y (ou Millennials) buscam ativamente, pelo Instagram Stories, serviços e produtos que pretendem comprar. Ademais, atualmente, mais de 400 milhões de usuários acessam-no frequentemente. 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Logo, se você quer se aproximar do seu público através das postagens mais informais e ampliar o tráfego do seu e-commerce, chegou o momento de pensar em uma estratégia para o Instagram Stories. 

Dessa forma, saiba o que é o story do Instagram e confira as principais ideias de Stories para empresas. Bora lá?

O que significa story no Instagram?

O que é o story do Instagram

O Instagram Stories proporciona a postagem de vídeos e fotos que ficam disponíveis para visualização por 24 horas em uma barra específica – com exceção nos stories de destaque. 

Nesse sentido, você consegue visualizar sua própria postagem pressionando sua foto de perfil (tanto no topo superior da plataforma, quanto em seu próprio perfil).

Com tantos recursos, além de funcional, gerar conteúdos através dos Stories passou a ser divertido. E, quando falamos em marketing digital, esse artifício é uma mão na roda para empresas que tem como intuito impressionar seguidores nas redes sociais. 

Hoje em dia, é possível até visualizar story anônimo, ou seja, ver um story sem ter que entrar em uma conta.

8 funcionalidades do Instagram Stories

Para fazer com que suas publicações fiquem destacadas, em meio a tantas outras, é preciso utilizar todos os artifícios disponíveis. Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais funcionalidades que você vai se deparar no Instagram Stories. Veja:

  1. Boomerang

O boomerang é uma funcionalidade bastante conhecida nos stories do Instagram. Essa ferramenta é meio termo entre um vídeo e uma foto. Isso pois ele produz cenas rápidas no tipo vai-e-volta, ou seja, quando chegar ao final, o mini vídeo retorna.

  1. Filtros

Os filtros foram uma das primeiras ferramentas produzidas pela plataforma e fizeram com que o Instagram bombasse. Até hoje eles são bem importantes em todas as publicações feitas, mas, especialmente, nos stories.

Isso pois, através dos filtros é possível aprimorar o visual, tornar as postagens divertidas, enfim, nessa hora, o que vale é a criatividade. É possível utilizar os efeitos do próprio Instagram e também os efeitos produzidos por outros usuários.

Uma excelente sugestão é criar um filtro para sua marca. Dessa maneira, outros usuários podem utilizar seu filtro, o que pode expandir o engajamento da sua marca.

  1. Sticker

Os stickers são adesivos que podem ser colocados em seus stories do Instagram. Usá-los faz com que suas postagens fiquem mais divertidas através de frases que expressam sentimentos, como: eita, se liga!, treta, morri, daora, animal, crush e outras mais!

Outros stickers são só estacionais e ficam disponíveis em datas como ano novo, natal, festa junina e outras comemorações.

  1. Close friends

Além de todas essas ferramentas, também é possível fazer uma lista de pessoas selecionadas para verem seus stories. Através da função Close Friends, que em português quer dizer melhores amigos, você pode selecionar os usuários que terão acesso a publicações exclusivas do seu perfil.

Com isso, na hora de postar um Story, você deve escolher se o post irá para todos seus seguidores ou apenas para sua lista de melhores amigos.

  1. Enquete

Se seu intuito é ter engajamento, as enquetes podem te ajudar bastante. Através delas, você consegue publicar perguntas para os seguidores e colocar duas alternativas de respostas personalizadas ao invés de ficar somente no “sim” ou “não”.

Um ótimo exemplo, caso você tenha uma loja de roupas, é questionar a cor preferida de certa peça na hora de renovar o estoque. Dessa forma, você faz a aquisição de mais produtos tendo conhecimento de qual a preferência dos clientes e, consequentemente, com possibilidades de vender mais.

  1. Pergunta

Agora, se seu intuito é ter engajamento e interação com os seguidores, há uma solução: as perguntas.

Através delas, é possível que os usuários enviem dúvidas, deem sugestões, enviem reclamações e o que mais elas quiserem.

  1. GIFs

Da mesma forma como as outras plataformas, o Instagram também apostou nos GIFs, afinal de contas, são muito legais, não é verdade?

A plataforma interage com o aplicativo GIPHY, então é garantido se deparar com uma variedade gigantesca de animações.

  1. Menções

As menções são realizadas através do @ dos usuários. Nos stories, você consegue marcar as contas nas postagens que fizer, seja uma foto, um vídeo, um boomerang. Nesse caso, é mandado uma notificação para a conta mencionada. 

É uma funcionalidade bem interessante para os clientes marcarem sua loja quando fizerem um unboxing dos produtos. Ademais, os clientes também podem marcar o @ da loja quando publicarem fotos com os serviços ou produtos que disponibilizam. 

O que é o story do Instagram?

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre o que é o story do Instagram, veja o vídeo do canal Bruno Siqueira.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *