Cursos Gratuitos PROA 2019 para Jovens – Inscrições Abertas

O instituto PROA abre vagas para cursos em São Paulo no ano de 2020. São mais de 320 vagas e os cursos tem apenas seis meses de duração.

O PROA está há 12 anos auxiliando jovens entre 17 anos de idade e 19 anos a profissionalizar-se e garantir uma vaga no mercado de trabalho. O curso será oferecido no turno inverso ao escolar, podendo ser ministrado pela manhã ou a tarde.

Os cursos realizados no PROA oportunizam os estudantes aprenderem diversas funções para suprir as exigências das empresas.

Requisitos para inscrição

Quem deseja se inscrever deve atender algumas condições do PROA, veja a seguir.

-Residir em São Paulo;

-Ser estudante de escola pública;

-Estar cursando o 3° ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio;

-Ter renda familiar de 1,5 salário mínimo por membro.

Essas são as únicas exigências feitas pela instituição para que torne possível a inscrição do jovem em um dos seus cursos profissionalizantes.

Sobre o instituto PROA

O PROA deseja estimular as competências comportamentais e socioeconômicas de cada aluno e para isso se faz necessário trabalhar com as seguintes ferramentas:

-Criatividade;

-Capacidade de trabalhar em equipe;

-Práticas administrativas;

-Redação;

-Matemática;

-Comunicação.

Essas são algumas das atividades e disciplinas técnicas que são estimuladas durante o curso. O desenvolvimento cultural dos alunos também faz parte do cronograma. Portando o maior objetivo de os cursos capacitar os jovens e garantir que eles tenham destaques nas seleções e recrutamentos feitos por empresas.

Em 10 anos de trabalho o PROA formou quase 4 mil jovens para que os mesmos tivessem maior oportunidade de ingressar numa vaga de emprego ou especializar em um curso a nível superior.

Processo seletivo

O instituto PROA costuma abrir cerca de 320 vagas por semestre, já que seu curso intensivo tem duração de seis meses. Portanto 320 jovens ganham uma oportunidade para ingressar na instituição e aprender na teoria e na pratica as diversas funções exigidas pelas empresas contratantes.

A seleção é dividida em cinco fases, sendo elas:

1. Cadastro online;

2. Testes online;

3. Etapa presencial;

4. Segunda etapa presencial;

5. Reunião com pais ou responsáveis do futuro aluno.

Essas etapas visam avaliar as competências individuais de cada jovem e ver se elas atendem as expectativas desejadas para o mercado de trabalho competitivo atual.

A reunião com pais ou responsável é importante para observar se há apoio familiar, mas também são consideradas a motivação dos mesmos, o trabalho em equipe, a organização, disciplina e criatividade, sendo esses pontos fortes para um contrato imediato após o curso.

Inscrição

A seguir vamos ver o passo a passo para realizar o cadastro para os cursos do PROA 2020. 1. Clique no link (https://www.proa.org.br/u/login);

2. No final da página há a opção “Cadastre-se”, clique nessa opção e realize o cadastro junto a instituição;

3. Após cadastrado deve aguardar o contato do PROA.

Faça a sua inscrição e seja como 85% dos formados no curso PROA e atua em uma grande empresa.

Indicação para vagas de emprego

Após a formação o currículo do aluno é indicado para vagas em diversas empresas que combinem com o seu perfil. O PROA promove entrevista de emprego para as áreas que respeitem o desejo profissional de cada jovem.

A instituição acompanha seus alunos por três anos, indicando e realizando outras atividades que visem o ingresso dos mesmos em grandes empresas que possam ampara-los.

Podemos dizer então que o PROA funciona da seguinte forma:

-Ministra o curso que tem como principal pretensão o curso profissionalizante e o desenvolvimento comportamental do aluno, com duração de seis meses;

-Durante os próximos três anos após a formação os jovens serão indicados para realizarem entrevistas de emprego e participarem de seleções que combinem com o perfil de cada um;

-Os desenvolvimentos profissionais também são acompanhados no período que compreende três anos após a formação do curso.

Ou seja, durante três anos e meio o aluno recebe um acompanhamento exclusivo que lhe possibilita participar de entrevistas e concorrer a vagas no mercado de trabalho corporativo de maneira gratuita.

Sobre os cursos

Os cursos seguem três linhas de raciocínios que são a preparação técnica para o mercado de trabalho, que objetiva ajudar os alunos a compreenderem os números, estimular as funções procuradas em um profissional e utilizar o computador como um equipamento de trabalho. Para que seja possível aprender todas essas funções o PROA conta com biblioteca equipada, salas multimídias e laboratórios de informática.

A preparação comportamental também é trabalhada através de simulações de entrevistas de emprego, conversa com profissionais que já atuam no mercado e visitando empresas e departamentos. Nesse momento o PROA ajuda os alunos a entenderem mais sobre a profissão que almejam e constituir um projeto pessoal para alcançar esse objetivo. A partir dessa etapa o nervosismo na hora de apresentar-se em uma entrevista de emprego deixa de existir e o jovem passa a ter mais confiança.

Por último o instituto traz o repertório cultural que visa o contato do aluno com as experiências culturais como teatro, centro histórico, cinemas e museu, por exemplo. O PROA acredita que ampliar a visão cultural do aluno é uma forma de estimula-lo a sair da “zona de conforto” e procurar por novas experiências e ideias. Portanto a instituição promove as visitas a esses meios culturais que além de divertir os alunos acrescenta cultura ao cotidiano dos mesmos.

Informações

-O curso tem 6 meses de duração;

-São ministradas aulas diárias com 4 horas de duração;

-As primeiras turmas a ingressarem no curso estarão inscritas no primeiro semestre de 2020, que compreende de janeiro a junho;

-A turma do 2° semestre irá dedicar-se aos estudos de julho a dezembro de 2020;

-As aulas do turno matutino serão ministradas das 9 horas da manhã a 13 horas da tarde;

-No período da tarde as aulas serão das 14 horas as 18 horas;

-No final do curso os alunos serão certificados pelo instituto PROA e pelo Senac como Auxiliar Administrativo;

Canal de atendimento Instituto PROA

E-mail: [email protected]

Add Comment