Curso de Psicologia a Distância

Assim como o curso de Direito, o curso de Psicologia a distância também não é aceito pelo MEC, pelo menos não até agora. Há cursos com mais facilidade para se adequar no sistema EAD, enquanto com outros é mais difícil de isso ser feito. Se você gostaria de estudar a distância por causa que é um preço mais acessível ou por outro motivo, infelizmente não vai encontrar o curso de Psicologia como disponível, uma vez que todo o aprendizado do curso é obtido presencialmente, ou seja, indo para o polo.

Curso de Psicologia a Distância

Curso de Psicologia a Distância

Quais são as alternativas?

Visto que há apenas o curso de Psicologia na modalidade presencial e que você quer realmente cursá-lo, recomendo que não mude de ideia. Então, você pode começar a pensar no motivo que você tem para não fazer o curso presencial. Se for por causa da distância entre sua casa e o polo onde iria estudar, é realmente um problema que normalmente não será resolvido a curto prazo. Entretanto, se você está procurando fazer um curso a distância porque não quer ou não pode gastar muito, há ainda alternativas.

Você pode recorrer a programas do governo, como o Prouni e o Fies. Esse primeiro se trata do Programa Universidade para Todos, que usa a nota do Enem mais recente para selecionar os melhores colocados da prova para universidades privadas. Para participar, o candidato precisa ter tirado uma média de pelo menos 450 pontos nas questões objetivas e não ter zerado a redação. Lembre-se que a participação e a inscrição no curso não necessariamente te qualificam como selecionado, mas te dá a oportunidade de concorrer com os outros candidatos. No Fies, você faz um financiamento com juros baixos, que é bancado pelo Governo Federal. Os critérios mudam sempre, mas no geral é pedido que o candidato tenha feito uma prova desde 2010 que contenha pelo menos 450 pontos na média das questões objetivas e não tenha zerado a redação. Estude bastante, pois quanto maior for a sua nota do Enem, maiores são suas chances.

Você ainda pode recorrer aos financiamentos das próprias faculdades para o curso de Psicologia ou então pode consultar informações sobre as bolsas de determinada faculdade, pois algumas são dadas para os candidatos com melhores nota no vestibular.

Abaixo, você encontra uma pequena lista de universidades que são autorizadas pelo MEC e ofertam o curso de Psicologia presencial. Essas faculdades costumam participar dos programas citados acima e oferecem descontos e bolsas em determinadas ocasiões. Confira:

  1. Centro Educacional Anhanguera;
  2. Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL;
  3. Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

Pós-graduação a Distância

Ainda que a graduação não possa ser feita a distância, a pós-graduação é possível, onde você pode se especializar nas áreas:

  • Gestão da Psicologia Organizacional;
  • MBA em Psicologia Organizacional;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Escolar;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Multifocal.

Obrigado por acompanhar o artigo e boa sorte!

Add Comment