Como as Pulgas e Carrapatos Atrapalham a Vida do Seu Pet

A coceira e o mal-estar nos cães causados por estes parasitas são prejudiciais à saúde dos animais de estimação, além de incomodar as pulgas e carrapatos também transmitem doenças, causam vômitos nos animais, feridas difíceis de serem cicatrizadas e podem até levar a morte.

Por isso é importante que os donos e tutores estejam sempre atentos para prevenir o aparecimento das pulgas e carrapatos, porém apesar de muitos tutores cuidados tomarem todas as precauções com seus animaizinhos é inevitável que os cães acabam sendo contaminados por pulgas e carrapatos.

 

            Como ocorre a contaminação do Pet? 

Nenhum Pet está livre de contrair pulgas e carrapatos, no caso das pulgas estes parasitas são minúsculos e ligeiros podem saltar grandes alturas, os pets podem ser contaminados ao se aproximarem de outro animal e se não tomar cuidados necessários a proliferação deste parasita é rápida causando muita coceira e feridas.

Já os carrapatos são aracnídeos de tamanho um pouco maior do que as pulgas, sugam o sangue do animal contaminado causando uma ferida difícil de ser curada, além de serem contaminados por outros animais, os pets também podem ser contaminados em áreas verdes como gramados, já que os carrapatos podem estar escondidos na grama de praças e parques.

Mas estes parasitas não podem impedir que o cãozinho tenha seu momento de lazer e não devem estragar os passeios com o tutor, existem meios para impedir a proliferação de pulgas e carrapatos e até evitar a contaminação do animal. Conheça neste artigo quatro maneiras de evitar o aparecimento de pulgas e carrapatos e exterminar estes parasitas!

 

            Coleiras Antipulgas, Pipetas e Comprimidos

As coleiras antipulgas são utilizadas a fim de impedir que os animais sejam contaminados por este parasita, além de matar as pulgas e os carrapatos impedem que se alojem no animal, para ter efeito eficaz é necessário que o animal permaneça com a coleira durante certo período, pode ser utilizada em passeios.

As pipetas também têm a mesma função, mas não são indicadas para filhotes e há contraindicações, para utilizar as pipetas basta pingar algumas gotinhas na nuca do animal, já os comprimidos tem dupla função de proteger o animal contra pulgas e carrapatos e também são utilizados no tratamento de animais contaminados.

 

            Shampoo Antipulgas e Cuidados Com Higiene 

Manter a higiene do animal com banho e tosa periódicos é uma maneira eficaz de combater pulgas e carrapatos que se proliferam no corpo do animal, mas os banhos no pet shop nem sempre contam com Shampoo Antipulgas, existem diversos tipos de Shampoo para pet de pelos longos, pelos curtos, pelos claros e shampoo especial para pelos pretos.

Durante a tosa higiênica também são tomados alguns cuidados para que fungos não se acumulem nas patas dos cãezinhos, no entanto se você está preocupado com a contaminação de pulgas e carrapatos pode dar uma verificada na pele do cão as pulgas costumam se locomover e os carrapatos parecem pintinhas, pergunte a um veterinário e opte por uma maneira preventiva para que o parasita não se prolifere.

A relação com quem faz o banho e tosa do cão deve ser boa para que o tutor possa fazer perguntas e tirar dúvidas, o veterinário também pode indicar um Shampoo Antipulgas que pode ser aplicado por você ou no pet shop, o Shampoo Antipulgas possui substâncias químicas nocivas aos cães e gatos, deve ser aplicado tomando certas precauções para não prejudicar o animal.

 

            Medicamentos Orais e Spray

Os Medicamentos Orais são comprimidos que podem ser administrados de forma oral, são indicados no caso de infecções maiores, os Medicamentos Orais também são muito práticos já que o cachorro só precisa tomar o comprimido para se livrar do parasita.

Os Spray são fáceis de serem aplicados, e funcionam como os antigos remédios para pulgas que eram utilizados no pelo do cachorro e aplicados com a ajuda de algodão para espalhar, para utilizar o Spray é necessário que o cachorro receba uma proteção de colar elisabetano de plástico que impede de lamber o produto.

 

            Butox Para Carrapatos

O Butox Para Carrapatos é um produto que deve ser aplicado na área contaminada pelos carrapatos, é muito nocivo para os animais cães ou gatos e também utilizados em áreas rurais no combate aos carrapatos de bois e vacas, no caso da aplicação doméstica o Butox Para Carrapatos deve ser diluído em água:

10 ML de Água para 10 ML de Butox

O Butox pode ser aplicado com a ajuda de um pano no ambiente onde o pet fica , o Butox deve ser aplicado com uma luva, é preciso que o cachorro permaneça longe do local da aplicação por pelo menos 1 (um) dia, o produto pode ser aplicado de 15 (quinze) em 15 (quinze) dias e a cada 2 (dois) ou 3 (três) meses dependendo do grau da contaminação.

Atenção! O Butox de Carrapatos jamais deve ser aplicado de modo direto em cães e gatos, o produto é indicado para o local onde o pet vive.

 

 

Add Comment