Certidão TRF1 – www.cjf.jus.br/certidao-negativa

A sigla TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) refere-se ao tribunal com sede em Brasília que abrange em sua jurisdição, estados da região norte, centro-oeste, nordeste e sudeste. Esses estados são: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Certidão TRF1

Um dos serviços prestados pelo TRF1 é a emissão de certidões negativas. Um documento para comprovar que uma pessoa física ou jurídica não tem pendências financeiras ou processuais.

Dentre os tipos de Certidões Negativas, podemos ressaltar:

  • Certidão Negativa de Débito, que comprova a falta de débitos de pessoas e objetos (carro, imóvel, entre outros) em relação a órgãos públicos;
  • Certidão da receita federal, que refere-se a tributos federais e da Previdência Social;
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho, que comprova se há ou não processos trabalhistas para a pessoa física ou jurídica;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal, que identifica se o indivíduo está ou não respondendo por algum processo criminal;

Como Consultar ou emitir sua certidão TRF1?

A pessoa que deseja solicitar a emissão de uma certidão ou consultar uma já existente, deve acessar o site da Justiça Federal através do link: http://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa/. Lá você poderá ver as divisões do Tribunal Regional Federal, dá primeira à quinta região. Escolhendo a primeira opção, você será encaminhado a um formulário.

Os dados necessários para prosseguir são: CPF/CNPJ da certidão, CPF do Requisitante, o órgão (referente à sua região) e o tipo de certidão (Cível e Criminal, Cível, Criminal ou Eleitoral). Após informar os dados, basta clicar em “emitir”, logo abaixo.

Como consultar a autenticidade sua Certidão Negativa da 1ª Região?

Você deverá acessar o mesmo site da Justiça federal que usou para a emissão. http://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa/. Novamente, selecione a opção do tribunal Regional Federal da 1ª região. Você será direcionado para o sistema de emissão de certidões negativas.

Do lado esquerdo da tela, você encontrará as opções de serviço (Emitir Certidão, Autenticidade de certidão e Base Legal). Basta selecionar “Autenticidade de Certidão”.

No novo formulário, você deverá preencher o órgão, o número da certidão, seu nome completo e seu CPF/CNPJ. Tendo completado os dados, basta clicar em “Consultar” e você será direcionado para a página de sua Certidão.

Não conseguiu emitir sua certidão?

Caso você tenha falhado no processo da emissão de sua certidão TRF1, é aconselhável que você compareça ao Tribunal Regional Federal mais próximo. Lá você também conseguirá realizar a emissão de seu documento. Caso prefira, você pode acessar a página de contato no site da Justiça federal e enviar sua dúvida. Segue o link: http://www.cjf.jus.br/cjf/contato.

Add Comment