As melhores raças de cães para apartamento

Cada vez mais, as pessoas optam por morar em apartamentos. E por isso, entender quais são as raças de cães para apartamento ideais é imprescindível. Como resultado, as famílias que hoje se concentram nos grandes centros urbanos acabam tendo menos espaço para ter um animalzinho. 

Nesse sentido, algumas raças de cães não são ideais para apartamentos, pois são muito grandes, ou precisam de áreas externas para gastar suas energias todos os dias. Infelizmente, alguns animais podem até desenvolver distúrbios psicológicos, que prejudicam a sua saúde e qualidade de vida.

Mas existem raças de cachorros ideais para apartamento?

Sim! Embora existam raças que não se adaptam bem ao espaço de um apartamento, existem muitas outras que sim. São aqueles cães mais silenciosos, pequenos, e que conseguem uma boa qualidade de vida mesmo nos espaços mais restritos.

Em geral, as características dos cães para apartamento são:

  • Silenciosos;
  • Estatura pequena;
  • Não precisam de passeios frequentes;
  • Sociáveis;
  • Mais dependentes de atenção e cuidados.

Por fim, depois de entender o perfil de cachorro ideal para um apartamento, é importante que os donos também combinem com esses cães. Afinal, se os seus filhos sonham em ter um cãozinho para passear e brincar durante o dia, e você acabar escolhendo uma raça menos agitada, a experiência não será muito boa.

Ao mesmo tempo, existem pessoas com uma rotina tão agitada que não conseguem fazer passeios diários com os cachorros, ou dar a atenção necessária para os animais. Então tudo isso deve ser levado em consideração na escolha.

Veja agora as características das melhores raças de cães para apartamento, e faça a melhor escolha para a sua família e para o cachorro também.

1) Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier

Os cachorros da raça mais conhecida como “Yorkie” têm características ideais para viver em espaços pequenos. Além disso, é a melhor raça para quem tem algum tipo de alergia por causa dos pelos.

Prós:

  • Não precisa de longas caminhadas, é inteligente e independente.

Contras:

  • Cuidado extra com os pelos: escovação, tosas e banhos frequentes.

2) Shih Tzu

Shih Tzu

Os cães para apartamento da raça Shih Tzu são muito populares pois são animais dóceis, calmos e pequenos. O ponto de atenção com esses bichinhos é relacionado a tosa periódica.

Prós:

  • É independente, não tem problema em ficar sozinho, companheiro e alegre.

Contras:

  • Precisa de banhos semanais e podem ser agressivos se um desconhecido se aproximar bruscamente.

3) Buldogue Inglês

Existem dois tipos de Buldogue, e ambos são cães para apartamento. Sobre o Buldogue Inglês, é um animal que fica maior do que o Yorkshire e o Shih Tzu, chegando a aproximadamente 50 cm de altura.

São animais tranquilos, preguiçosos e adoram um sofá. Mas você deve saber que eles têm a saúde delicada, e podem apresentar gastos extras com maior frequência. E também são animais mais carentes, por isso é importante que você esteja mais tempo em casa fazendo companhia a ele.

Prós:

  • Tranquilos, amigáveis e silenciosos.

Contras:

  • Problemas de saúde e precisam de bastante atenção.

4) Buldogue Francês

O Buldogue Francês, diferente do Inglês, é bem menor, e amável especialmente com crianças. Eles também têm a saúde frágil, especialmente relacionado com a pele. Os prós e contras são os mesmos do Buldogue Inglês.

5) Pug

Os Pugs são cães para apartamento porque são tranquilos, carinhosos, e também não precisam de muita atividade física. Mas por causa do formato achatado do focinho podem ter problemas respiratórios. E como os Buldogues, podem ter problemas de pele.

Prós:

  • Dócil, leal e companheiro.

Contras:

  • Problemas respiratórios durante a vida.

6) Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

O Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é uma raça de cães para apartamento muito bonitinha, e uma grande vantagem é que eles não precisam de tosa. Mas é importante que sejam adestrados, caso contrário podem ter problemas de socialização e ser possessivos demais com relação aos donos e ambiente em que vivem.

Prós:

  • São cachorros companheiros e muito fiéis.

Contras:

  • Sofrem um pouco se ficam sozinhos por muito tempo.
  • Latidos excessivos.

7) Lhasa Apso 

Parecido com o Shih Tzu, os cães da raça Lhasa Apso são pequenos, calmos e não precisam de passeios diários. Mas como seu pelo fica muito longo, é preciso realizar a tosa frequentemente.

Prós:

  • Independentes, sociáveis, tranquilos e não precisam gastar muita energia.

Contras:

  • Não se dão bem com estranhos, e se irritam quando junto de outro Lhasa do mesmo sexo.

8) Maltês

Outra raça de cães para apartamento, pequenos e companheiros, são os cachorros da raça Maltês. Também é uma ótima opção para quem tem alergia ao pelo de pets. Mas o Maltês também tem uma saúde frágil e pode requerer cuidados especiais.

São muito dóceis, mas podem ser difíceis de adestrar. E se você optar pelo pelo longo, será preciso realizar escovação, tosa e banho frequentes.

Prós:

  • Companheirismo, alegria e afetuosidade.

Contras:

  • Precisam de muito exercício físico pois engordam com facilidade, e são um pouco difíceis de adestrar.

9) Dachshund

Mais conhecidos como Salsichinhas, estes cachorros são pequenos e conseguem se adaptar bem aos apartamentos. Contudo, adoram brincar, são agitados e precisam de passeios frequentes.

Prós:

  • Brincalhão, companheiro, ativo e inteligente.

Contras:

  • Possui problemas de comportamento, como latido excessivo, teimosia e variação de humor constante.

10) Poodle Toy e Micro Toy

Estes pequenos cachorrinhos são também ótimos para famílias que vivem em apartamentos. Não soltam muito pelo, mas a tosa deve sempre estar em dia. Mas algo negativo são os latidos excessivos, bem característicos da raça.

Prós:

  • São inteligentes e ideais para crianças.

Contras:

  • Latidos excessivos e teimosia.

11) Extra: sem raça definida (SRD)

Muitas pessoas acreditam que o famoso cachorro vira-lata não são cães para apartamento. Contudo, se você sonha em ter um amigo de quatro patas e mora em apartamento, uma excelente solução é adotar um animal.  Procure um abrigo confiável, que entenda do perfil dos animais. 

Outra dica é já adotar um cãozinho adulto, que já tenha completado seu ciclo de crescimento.

Cada cãozinho tem uma personalidade única

Assim como seres humanos não podem ser rotulados, o mesmo acontece com os cachorros. Por isso além de ler as descrições sobre as melhores raças de cães para apartamento, é importante que você observe seu pet todos os dias.

Alguns podem ser mais calmos, outros mais brincalhões, e outros podem ser mais possessivos. Tudo isso será particular de cada animal! É claro que a raça ajuda no entendimento do comportamento geral dos animais, mas é necessário dar atenção e amor a todos, para então receber tudo em dobro de volta.

Add Comment