fbpx

O que faz um advogado criminalista

PUBLICIDADE

O QUE FAZ UM ADVOGADO CRIMINALISTA

O que faz um advogado criminalista?

Todo cidadão brasileiro tem deveres e direitos pautados pela Constituição Federal de 1988 e direitos universais apoiados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, como direito à dignidade, direito à vida, direito à integridade física, entre outros.

O advogado criminalista é responsável por trabalhar com base nesses deveres e direitos, assegurando a justiça e o seguimento das leis quando em defesa de uma pessoa acusada de um crime. É de máxima importância evidenciar que caso o indivíduo que está sendo acusado ser inocente ou ser, realmente, culpado, o julgamento deve ser justo, com a segurança de que todos os direitos do indivíduo, como ser humano, sejam justamente seguidos. Por isso, o papel do advogado criminalista é essencial!

Outro lado a ser evidenciado é que, muitas vezes, os advogados atuantes na defesa de um cidadão suspeito de ter realizado algum crime sofrem com o apontamento crítico da sociedade como um todo, em vista que a ideia incorreta de que ele está saindo em defesa de um “criminoso”. Contudo, recordar que, aquele que é réu, é também um ser humano, dotado de direitos. Além disso, não se pode misturar o advogado com o réu, pois a responsabilidade do advogado é assegurar um julgamento justo, mas o responsável por julgar é o juiz.

PUBLICIDADE

O advogado criminalista tem de entrevista a pessoa que está sendo acusada, colher informações como provas, elaborar argumentos legais para a defesa do acusado e planejar a argumentação do acusado para os depoimentos.

Pesquisar e se manter atualizado das leis é fundamental para aqueles que visam ou que já tem uma carreira de advogado criminalístico. Esses advogados precisam realizar a reunião de contraprovas, solicitar pedidos de liberdade, de progressão de pena e, em alguns fatos, entrar com recursos solicitando revisão de pena. 

Tem os advogados criminalistas públicos e advogados criminalistas particulares. No caso daqueles que trabalham na área pública, é apontado pelo Estado em qual defesa ele deve trabalhar, em vista de que muitos não têm condições financeiras para pagar um particular que ela optou, e quando determinado pelo Estado, o advogado designado não pode negar.

PUBLICIDADE

As normas morais e o senso de justiça são motivos fundamentais para que os trabalhos desses profissionais sejam de qualidade.

QUAIS SÃO AS ÁREAS EM QUE UM ADVOGADO CRIMINALISTA PODE ATUAR? 

  • Defender indivíduos acusados de praticarem crimes contra outros indivíduos:

Exemplos: feminicídio, injúria racial, violência doméstica, ameaças, homicídio, lesão corporal, infanticídio, instigação/auxílio, acordo, entre outros.

  • Defender indivíduos acusados de praticarem crimes contra o patrimônio:

Exemplos: peculatos (subtração ou desvio, por meio de abuso de confiança, de dinheiro público), roubos, furtos, latrocínio (assalto a mão armada), extorsão, etc.

  • Defender indivíduos acusados de praticarem crimes ambientais:

Exemplos: danificar criadouros naturais, causar incêndio em mata ou floresta, comercializar ou expor animais nativos ou produtos/objetos oriundos deles, caçar animais silvestres, entre outros.

  • Defender indivíduos acusados de praticarem crimes econômicos:

Exemplo: lavagem de dinheiro

  • Defender indivíduos acusados de praticarem crimes modernos:

Exemplos: crimes transnacionais, digitais e contra o meio ambiente. 

  • Defender indivíduos acusados de praticarem associação criminosa e tráfico de drogas. 

Outros crimes, em resumo, os quais há a atuação de um advogado criminalista são: Crime Contra as Patentes, Crime de Fraude no Comércio, Crime Contra a Liberdade de Associação, Crime de Explosão, Crime de Favorecimento da Prostituição (ou qualquer outra forma de exploração sexual), Crime Contra a Liberdade de Trabalho, Crime de Concorrência Desleal, Crime de Abandono Material, entre outros.

CONCLUSÃO

Existe um escritório de advocacia em BH de qualidade e capacitado para trabalhar na defesa de alguém. Se você está sendo acusado ou conhece alguém que necessita de uma ajuda jurídica na área criminalística, busque um profissional da área, o qual é especializado em assegurar a justiça e em garantir todos os direitos individuais.

Add Comment