fbpx

ENEM Digital 2021 | Entenda Como Vai Funcionar

PUBLICIDADE

Os estudantes que fizeram a inscrição para participação da Prova ENEM no ano de 2020 puderam optar pela versão digital da prova, para responder as questões da versão digital da Prova ENEM os candidatos devem comparecer ao local de prova e responder as questões nos laboratórios de universidades escolhidos para aplicação do conteúdo, a redação do ENEM Digital será feita com caneta na folha de digitalização, por isso os organizadores solicitam aos participantes que compareçam ao local de prova com caneta preta e documento para identificação. 

ENEM Digital

Além da caneta preta os estudantes também devem utilizar máscaras durante a aplicação do conteúdo, o INEP oferecerá álcool em gel para aplicação nas mãos, devem ser realizadas todas as ações necessárias para que o novo corona vírus COVID-19 não cause maior número de vítimas nos estados e municípios onde a prova será aplicada, a identificação dos candidatos também segue os mesmos critérios de anos anteriores será necessário levar documento de identidade e caneta preta para assinar a lista de alunos no local de prova. 

Os cartões com locais de provas do ENEM Digital já está na Página do Participante do site enem.inep.gov.br/participante, os candidatos poderão imprimir o conteúdo para utilizar no dia da prova ou fazer anotação, poderá ser necessário a apresentação do número de inscrição na data da prova. 

PUBLICIDADE

ENEM Digital 2021 | Entenda Como Vai Funcionar

O que é ENEM Digital? 

O ENEM Digital é a versão digital da Prova ENEM que acontece todos os anos para avaliar o desempenho de alunos do Ensino Médio matriculados em escolas brasileiras, por meio da Prova ENEM e sistema SISU os candidatos também podem participar do PROUNI e PRONATEC e concorrer a bolsa de estudos de cursos de nível superior e técnico subsequencial de escolas públicas e particulares. 

Além do ENEM Digital a Prova ENEM conta com duas outras versões que são as provas aplicadas para brasileiros no exterior e as provas aplicadas no sistema prisional. Este é o primeiro ano da prova ENEM Digital, os participantes deverão comparecer as universidades escolhidas para a aplicação do conteúdo e realizarem a prova por meio dos laboratórios de informática. 

Quando Será Aplicada a Prova do ENEM Digital? 

Excepcionalmente neste ano de 2021 a Prova do ENEM Digital deverá ser aplicada após a realização do ENEM na versão antiga que terá o último dia de prova no domingo dia 24 de janeiro, após a aplicação para o maior número de candidatos deverá ser realizada a aplicação do ENEM Digital em laboratórios de informática no dia.

PUBLICIDADE

Os participantes do ENEM Digital realizam teste de aplicação da prova na versão digital, este é o primeiro ano de aplicação da Prova ENEM Digital, os candidatos selecionados para realizarem a versão digital fizeram opção para o formato digital durante as inscrições, foram selecionados apenas os candidatos que concluíram o Ensino Médio e  aqueles que cursam terceiro ano do Ensino Médio neste ano de 2020. 

Neste ano de 2021 não será permitido que candidatos treineiros realizem a prova, é chamado de treineiros os candidatos que estão matriculados no primeiro e segundo ano do Ensino Médio e optaram por fazer o ENEM 2021 para ter um estimativa da pontuação ou realizar treino para o exame. 

Como Vai Ser a Correção das Provas? 

Na Correção das Provas do ENEM Digital não será mais utilizado a leitura digitalizada da folha de resposta, as opções da prova serão automaticamente processadas pelo computador, e acompanhadas pelos especialistas tutores ead de ambientes de aprendizagem, responsáveis pela criação da versão digital da Prova ENEM. 

Já a Redação do ENEM Digital continua sendo escrita em Folha de Prova de Redação e deverá ser corrigida pela banca examinadora eleita durante o Curso de Avaliadores do ENEM promovido pela Fundação Getúlio Vargas, as folhas de redação são escaneadas e avaliadas por meio de sistema de correção criado com base nas cinco competências da Prova ENEM. 

Os candidatos serão avaliados em aspectos cognitivos e das aprendizagens necessárias para conclusão do Ensino Médio, desta maneira os candidatos devem demonstrar domínio da modalidade escrita da língua, saber interpretar textos, utilizar os conteúdos da aprendizagem das ciências para solucionar cálculos e problemas, o candidato também deve saber solucionar e organizar ideias, interpretar gráficos, demonstrar conhecimento do mecanismo linguístico para defesa de um ponto de vista, conclusão da redação, na redação também será avaliada a proposta de intervenção que deve estar relacionada ao direitos humanos. 

Como vai ser a divulgação dos resultados? 

A Divulgação dos Resultados acontecerá no dia 29 de março de 2021, após a divulgação dos resultados os candidatos poderão concorrer a bolsas de estudos do SISU , para ter acesso ao sistema SISU os candidatos utilizarão número da inscrição ENEM, o sistema SISU faz a leitura automática das informações pessoais do candidato e nota na prova ENEM. 

Add Comment