fbpx

Dicas para melhorar sua técnica de fotografia – 8 dicas essenciais!

Algumas dicas para melhorar sua técnica de fotografia são sempre bem-vindas, não é mesmo? Nesse artigo queremos falar com você sobre a parte prática de forma independente.

Realizar exercícios de fotografia real é exatamente como preparar uma maratona, é preciso treinamento constante para poder correr 42km. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de exercícios regulares de fotografia que visam aumentar suas habilidades criativas e técnicas, assim como estudar através de livros de fotografia.

Hoje propomos 10 exercícios que não só irão inspirá-lo, mas também irão ajudá-lo a chegar a um patamar superior no campo fotográfico. Leia as nossas dicas para melhorar sua técnica de fotografia. Vamos lá!

Dicas para melhorar sua técnica de fotografia

PUBLICIDADE

1. De volta ao passado

O que fazer?

A primeira das nossas dicas para melhorar sua técnica de fotografia irá te fazer voltar ao passado.

Adote a mentalidade de fotografar como se você tivesse uma câmera de filme: você tem de 24 a 36 fotos para tirar, sem chance de visualizá-las. Defina um número limitado de fotos em um determinado dia, desative a visualização na tela e não visualize as imagens até chegar em casa.

Por que você deve fazer isso?

Essa abordagem o ajudará a pensar mais ao fotografar, tentando encontrar o momento, o ângulo e o assunto certos para uma foto perfeita.

2. Fotografe apenas em preto e branco

O que fazer?

Passe o dia inteiro fotografando exclusivamente em preto e branco, desde o período da manhã até a noite. Em vez de depender do pós-processamento ou do uso de filtros, configure a câmera para fotos em jpg. em preto e branco.

Por que você deve fazer isso?

Sem a distração da cor, o disparo em preto e branco força você a se concentrar mais no contraste, luz e sombra, linhas e formas. Além de mostrar o mundo de uma perspectiva diferente, ele também permite que você aprimore várias habilidades diferentes com essa prática.

3. Contra as regras

O que fazer?

Algumas regras tendem a orientar como achamos que podemos capturar a melhor foto:

  • “Os retratos devem ser iluminados pela frente”;
  • “As paisagens devem ser capturadas durante a hora de ouro”;
  • “E as fotos devem ser compostas pela regra dos terços”.

Por um dia, permita-se quebrar todas as regras de composição: concentre-se em retratos iluminados por trás, fotografe paisagens em qualquer horário e coloque seus assuntos principais em outros locais da imagem, fora do centro.

Por que você deve fazer isso?

Este exercício testará suas habilidades em condições desfavoráveis, que podem surgir em situações normais. Além disso, você perceberá que ir contra certas regras lhe dará um resultado com uma mensagem oposta ao uso das regras.

Se usando a regra dos terços você tenta dar harmonia, colocar o assunto de sua foto em um canto resultará em desarmonia, o que não é errado em um sentido geral.

4. O tempo está se esgotando

O que fazer?

Algumas das dicas para melhorar sua técnica de fotografia são mais hardcore. Escolha sua cena e se limite a uma tomada cronometrada de cinco minutos. Pode ser em casa, no mercado, no parque ou na rua.

Procure uma cena que tenha muita ação: pessoas correndo para o trabalho, fazendo piquenique, praticando um esporte ou brincando com seus animais de estimação. Defina um cronômetro para cinco minutos e capture intencionalmente a cena animada de várias maneiras.

Por que você deve fazer isso?

Este exercício o ajudará a se familiarizar com as pessoas que se movem em um ambiente descontrolado.

A única coisa sobre a qual você tem controle é o quão criativo você pode ser na captura de movimentos, expressões, interações e relacionamentos. Essa prática ajuda a desenvolver flexibilidade como um contador visual de histórias.

5. Trabalhe com um roteiro fotográfico

O que fazer?

Escreva um resumo da foto (ou peça a alguém para escrever), incluindo o máximo de detalhes possível. Isso pode incluir qualquer um dos seguintes:

  • Objetivo (o tiro tem como objetivo o reconhecimento da marca? Ou o objetivo é inspirar ou evocar uma determinada emoção?);
  • Perfil da marca (se esta sessão de fotos foi feita para uma marca específica, quais são os valores dessa marca? Qual é a sua estética? Quem é o seu mercado-alvo?);
  • Assuntos (a sessão de fotos inclui pessoas, produtos ou lugares específicos?);
  • Duração da filmagem (qual é o prazo para iniciar e terminar o projeto?);
  • Uso (onde as fotos serão postadas? Nas redes sociais? Por meio de uma revista? Em um anúncio?).

Por que você deve fazer isso?

Um script fornece requisitos e objetivos específicos que você precisará se concentrar na entrega. Esta é uma prática excelente para os tipos de projetos nos quais você trabalhará com futuros clientes. Prepara você para trabalhar e atender às suas expectativas.

6. Sem pós-processo

O que fazer?

Conte com a fase de fotografar, sem pensar que depois poderá aprimorar suas fotos. Algum elemento que você deve cortar, retocar ou ajustar na pós-produção? Concentre-se em como capturá-los da melhor forma na fase de captura.

Por que você deve fazer isso?

Essa é uma das melhores dicas para melhorar sua técnica de fotografia. Isso permitirá que você aprimore sua técnica e suas habilidades de pré-foto, removendo a confiança do retoque digital.

Essa prática o incentiva a trabalhar com cuidado na fase de fotografia, considerando cuidadosamente todos os detalhes da composição antes de tirar a foto.

7. Fique em uma posição fixa

O que fazer?

Caminhe pela cidade como um explorador urbano e pratique ficar parado em um lugar e tirar dez fotos daquele ponto específico. Em seguida, dê 100/200 passos e faça a mesma coisa novamente.

Por que você deve fazer isso?

A fotografia é sobre o “ajuste” dos detalhes. Concentrando-se em suas habilidades de observação, treinando sua paciência, você começará a notar as coisas ao seu redor que, de outra forma, não teria percebido.

8. Fotografe a partir de um assunto fotográfico específico

O que fazer?

Escreva um assunto, fácil de encontrar no dia a dia, em tirinhas de folhas de papel (por exemplo: sombras, um gato, uma árvore, café, um idoso).

Coloque as tiras em uma tigela e tire uma a cada dia que decidir fotografar. Concentre-se em pesquisar e capturar a melhor fotografia possível daquele assunto específico por um dia.

Por que você deve fazer isso?

O exercício o encorajará a encontrar a beleza no comum e a olhar para as cenas do cotidiano de uma maneira nova e criativa. Até a próxima!

Add Comment