fbpx

Dicas de decoração para dormitórios

Um bom projeto de interiores envolve, antes de se pensar no resultado estético do mesmo, uma reflexão sobre a utilização de cada cômodo e como a decoração irá influenciar na otimização desses espaços. Para o dormitório – seja ela de simples ou de casal – não é diferente.

decoracao de ambiente

Ambiente necessita de uma reflexão voltada para o máximo conforto de quem o utiliza.

Para este ambiente, é necessário levar em consideração a sensação de tranquilidade e harmonia fundamental para os momentos de descanso. Neste conteúdo traremos algumas diretrizes no que diz respeito a esse aspecto. Então, se você deseja transformar o seu quarto ou está procurando apartamento a venda em São Paulo já de olho na renovação, chegou ao lugar certo. 

Boa leitura!

PUBLICIDADE

As cores certas para o ambiente

A cor certa do seu ambiente faz total diferença no seu projeto. Reserve as tonalidades mais quentes e visualmente atraentes para outros espaços da casa. No dormitório, o ideal é pensar da forma mais simples possível para não sobrecarregar o ambiente. 

Dessa forma, cores neutras como gelo, bege, branco e cinza devem ser as escolhas predominantes em um espaço que também pode contar com detalhes em versões pastel de outras cores. O objetivo de mesclar os tons neutros com o pastel é criar um contraste mínimo que gera personalidade para o décor do ambiente.

Atenção com a poluição visual

Algo que deve ser evitado a todo custo em dormitórios é a inclusão de muitos objetos de decoração. Uma sala de estar ou jantar repleta de informações traz um sabor único para esse espaço, mas o mesmo não pode ser dito da decoração dos quartos.

Isso se deve ao fato de que quase ninguém frequenta esse ambiente, então não há a necessidade de evidenciar a sua personalidade aqui. Lembre-se que o quarto tem algumas poucas funções e todas elas têm a ver com leveza, harmonia, tranquilidade e paz para os momentos de descanso. Portanto, evite a poluição visual!

Utilização inteligente dos espaços aéreos

Caso tenha a intenção de aumentar a presença de objetos de decoração dentro do seu dormitório, o faça distante do ponto focal de quem frequenta esse ambiente. Ou seja, sobre a cabeceira, de costas para quem se deita na cama.

Ali é o espaço ideal para o posicionamento de obras de arte, pôsteres e fotografias, além de nichos e prateleiras com objetos de decoração inspirados na paleta de cores que você escolheu para o ambiente.

Iluminação versátil para todas as ocasiões

Um dormitório tem mais funções do que simplesmente recarregar as energias após um longo dia de trabalho. É ali que o casal geralmente tem o seu momento de privacidade e o espaço também pode ser utilizado para assistir filmes e séries com conforto e privacidade.

Além da iluminação central, utilizada quando há ausência de luz natural, spots e arandelas com controle de intensidade podem transformar o “clima” desse ambiente de acordo com a atividade. Para completar, luminárias e abajures posicionados sobre a mesa de cabeceira podem ser utilizados para os momentos de leitura.

Além de tudo isso, leve em consideração o investimento em plantas para dar vida ao ambiente! Espécies como Gérbera, Lavanda e Jasmim, por suas propriedades calmantes e fragrâncias perfumadas são ótimas pedidas.

Boa sorte em sua transformação e até a próxima!

Add Comment