Curso de Direito EAD

Há uma notícia ruim para quem contava com o curso de Direito na modalidade de Ensino A Distância (EAD). Atualmente, apenas uma instituição oferece um curso de Direito totalmente on-line no Brasil inteiro, mas não há sinal de novas turmas. O curso de Direito é um dos mais procurados por candidatos Enem e lidera no ranking com o maior número de matrículas, mas não é oferecido de forma 100% on-line ainda.

Esse tema está sendo muito debatido por muitos profissionais e pessoas interessadas no assunto, mas a ideia não agrada a todos. Por mais que muitos sejam beneficiados, há a questão da enorme quantidade de professores das matérias Direito ficarem desempregados. Por esse motivo, a implementação do curso de direito totalmente a distância tem demorado. Não sabem o que fazer.

E qual é a alternativa?

Tendo em vista a problemática, o curso de Direito na modalidade de Ensino A Distância pode ser oferecido, como alternativa, de forma semipresencial. Você deve estar se perguntando como funciona essa modalidade de ensino, e só é preciso uma explicação básica para ficar claro: trata-se da modalidade que fica entre duas outras modalidades, a EAD e a presencial. Por isso o nome “semipresencial”, já que se trata de uma modalidade de estudo que não é marcada apenas pelo ensino presencial.

Quais instituições ofertam o curso de Direito semipresencial?

Há algumas opções. Separamos duas universidades para falar um pouco sobre elas. As universidades escolhidas para este artigo são a Unisul e a Unip, onde falaremos de graduação e pós-graduação em Direito.

Unisul: essa universidade fornece um curso de bacharelado em Direito, que confere ao aluno formado a possibilidade de trabalhar em carreiras públicas ou privadas. No âmbito das carreiras públicas, o bacharel em Direito pode trabalhar como juiz, promotor, delegado, fiscal, procurador ou auditor. No âmbito das carreiras privadas, a pessoa pode trabalhar como advogado — sendo em um escritório próprio, no de outra pessoa ou para empresas —, mediador, árbitro, auditor ou consultor.

Unip: na Unip, não há a opção de graduação em curso de Direito totalmente ou parcialmente on-line. Entretanto, há a opção de pós-graduação semipresencial em várias áreas de Direito. Todas as áreas disponíveis são feitas pelo formato do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno consegue acessar os conteúdos aprendidos e a aprender a qualquer momento na internet. Na opção de curso semipresencial, o aluno deve participar de encontros programados obrigatórios no polo presencial, onde fará avaliações e atividades, tudo isso previsto pela legislação. O período de curso de cada uma das áreas disponíveis do Direito na Unip é de 1 ano, tempo suficiente para aprender novos conhecimentos relacionados à área que você escolheu. As áreas são:

  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Imobiliário;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Tributário.

Então, não perca mais tempo. Acesse os links a seguir para conhecer mais sobre o curso de Direito dessas duas universidades:

www.unip.br/cursos_graduacao_pos_graduacao

www.unisul.br/graduacao/direito

Add Comment