Pular para o conteúdo

Como travar madeira para telhado em 16 passos

    PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

    Aprender como travar madeira para telhado pode fazer muita diferença, e principalmente diminuir custos de manutenção.

    Como travar madeira para telhado

    A construção e reforma de um telhado gera preocupação em algumas pessoas. Porém, como fazer com que o madeiramento fique travado com qualidade? Uma boa trava no madeiramento poderá trazer uma grande garantia de proteção, não é mesmo?

    Muitas pessoas acabam tendo muita dor de cabeça por não entender como funciona um telhado. E com isso acabam sendo enroladas por maus profissionais. Nesta matéria será explicado os principais componentes que devem ser verificados para uma boa trava e a função de cada um.

    Como travar madeira para telhado?

    Verifique algumas coisas no seu telhado para saber se terá uma boa trava de toda a estrutura.

    1. Verifique o apoio

    O apoio é conhecido por alguns como berço. Ele tem como finalidade, dar apoio a todo o restante da estrutura. Ele é o intermediário entre o madeiramento e alguns elementos estruturais de uma casa para suportar a cobertura.

    2. Linha

    Para uma boa fixação de madeiramento é necessário uma boa linha. Ela é composta por uma viga horizontal, e ela dará todo o suporte a tração que o telhado precisa. Ela deverá ser instalada com muita perfeição e ser resistente.

    3. Pendural

    Um bom telhado para ser fixado precisa ter um pendural bom. Ele fica localizado no centro da abertura do telhado, na parte chamada tesoura. Ela vai desde a superfície da linha até a cumeeira. A função dela é de dar suporte e resistência na força das diagonais.

    4. Empena

    Muitos Telhadistas chamam ela de perna. Mas um bom telhado fixado tem de ter uma boa empena. São as partes inclinadas da tesoura. Ela define a abertura e o caimento do telhado. Este ponto precisa ser bem definido para uma estrutura de qualquer tipo de madeira para telhado ficar bem fixada.

    5. Diagonal

    Um bom telhado fixado tem uma boa diagonal, que também é conhecida como mão francesa. Ela faz a ligação entre a perna e o pendural e liga a linha. A função dela é suportar a compressão recebida da tesoura.

    6. Calço

    Um bom telhado fixado é bem calçado. A função do calço é travar a terça entre os caibros e empenas.

    7. Terça

    Este elemento estrutural é longitudinal. A função dele é unir as tesouras e receber a carga dos caibros e distribuí-las.

    8. Caibro

    Um bom telhado para ser fixado precisa de ótimos caibros. Ele é responsável por sustentar as ripas e passar a carga às terças.

    9. Ripa

    Ela é perpendicular ao caibro. E ela é usada como suporte às telhas, além de distribuir aos caibros o peso da telha sobre toda a estrutura. Um telhado bem fixado precisa ter ripas de qualidade.

    10. Beiral

    Conhecido como a parte do telhado que ultrapassa o limite da parede, ou a última fileira de telhas. Pode ser feito com acabamento em madeira ou laje inclinada com concreto. Um bom telhado para ser fixado precisa de um bom beiral, para suportar calhas platinadas.

    Verifique peças complementares e acessórios do telhado

    1. Telha

    Se quer uma boa fixação no seu madeiramento, utilize telhas para proporcionar não só uma boa aparência, mas serem peso, para manter fixado o seu telhado com qualidade e estabilidade. Utilize telhas com o peso adequado para o seu madeiramento.

    2. Cumeeira

    É um acessório do telhado que divide as águas no topo do telhado. Existem vários tipos de cumeeiras disponíveis no mercado, para os diversos fins e perfis. Desde os planos até as onduladas. O que irá diferenciá-las é a nomenclatura.

    3. Espigão inicial

    Verifique bons espigões para ter um bom telhado. Os espigões são utilizados na ponta da linha.

    4. Água furtada

    Os Telhadistas chamam de rincão, e esta peça é feita para facilitar o escoamento da água da chuva. Por ajudar a reduzir infiltrações e vazamentos, ela pode ajudar a manter seu telhado muito melhor fixado por muito mais tempo. Normalmente ele é instalado com cerca de 25% de inclinação.

    5. Ruflex

    Ele é usado para prevenir a infiltração em locais periculosos. Este acessório é utilizado para substituir o rufo metálico em pontos de união entre telhas e paredes além de outros tipos de arremates no telhado.

    6. Rufo topo de parede

    Verifique o rufo topo de parede. Ele é feito de alumínio e tem normalmente uma pintura de alta resistência e oferece proteção a platibanda ou embutidos dos muros e divisas.

    Esperamos que estas dicas te ajudem a fazer um telhado com um madeiramento bem fixado.

    Marcações: