Pular para o conteúdo

Como passar gesso na parede?

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Passar gesso na parede não é uma tarefa complexa, mas requer bastante atenção e cuidado para que o resultado final saia como o esperado.

No caso de estar fazendo uma obra ou reforma, saiba que na hora da fase do acabamento será necessário passar o gesso em todas as paredes.

O gesso é uma das opções, junto da massa corrida, para que seja possível preencher todas as imperfeiçoes encontradas nas paredes e conseguir nivelar as superfícies feitas com alvenaria nos ambientes sem a presença de umidade.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Portanto, você deverá passar o gesso diretamente nas paredes em cômodos como quartos, salas e em ambientes, mas nunca nos banheiros e nem na cozinha.

A aplicação de gesso na parede deve ser feita usando uma espátula de aço ou uma desempenadeira e com duas a três demãos até que o seu acabamento possa ficar perfeito.

Bom, passadas essas informações, vamos entender então como passar gesso na parede da maneira certa. Acompanhe!

Quais são os materiais necessários para passar gesso em uma parede?

A primeira coisa sobre a qual falaremos aqui é quais são os materiais que você irá precisar para poder passar o gesso em uma parede.

Ter em mãos os materiais adequados vai ajudar você a realizar um serviço com qualidade, sendo então preciso adquirir (caso não tenha) esses itens:

  • Uma masseira
  • Uma espátula ou uma colher de pedreiro
  • Uma desempenadeira de aço ou de PVC
  • Cantoneiras feitas de alumínio
  • Uma régua de alumínio com 2 metros
  • Sacos de gesso (eles devem ser uma quantidade que seja suficiente para aplicar em toda a área)

Além dos materiais básicos, você também pode considerar o uso de placa de gesso 3D para adicionar um efeito tridimensional e decorativo às paredes após a aplicação do gesso tradicional.

Conheça os passos para passar gesso na parede

Após termos explicado quais os materiais necessários para passar gesso na parede, é hora de entender os passos para colocar esse serviço em prática.

Comece preparando a superfície de aplicação do gesso

O passo inicial para que você possa passar gesso na parede da forma certa é preparar a superfície onde o mesmo vai ser colocado.

Isso vai permitir a você aplicar o gesso de um modo rápido e bem eficiente, pois se a superfície estiver com rebarbas e não niveladas, isso vai gerar problemas e deixar o resultado final imperfeito.

Uma dica é que a instalação elétrica e a hidráulica tenha sido já finalizada para que então você comece a aplicar o gesso.

Além disso, é importante que os batentes estejam fixados na alvenaria e que toda a estrutura para o ar-condicionado tenha sido também instalada.

Depois que o levantamento das paredes e dos tetos do edifício tiver sido finalizado, você ainda deve esperar por 30 dias, no mínimo, até a aplicação desse revestimento de gesso.

É o período necessário para que a argamassa tenha endurecido e não acabe sofrendo com deformações, da mesma forma que o concreto e o reboco já vão estar assentados.

O passo final é a remoção de sujeiras, de pregos e ainda de qualquer outro objeto com o intuito de tornar a aplicação eficiente.

O próximo passo é misturar o gesso para aplicação na parede

O passo seguinte para que você possa passar o gesso na parede é fazer a mistura do produto.

Isso porque um pacote de gesso, que costuma ser de 40 kg, é sempre vendido em pó, e é necessário misturá-lo na água.

Para fazer a mistura, é preciso usar uma proporção que seja entre 36 e 40 litros de água a cada saco de gesso.

Essa mistura deve seguir essa ordem obrigatoriamente:

  • Comece enchendo a sua masseira com a água e depois vá polvilhando o pó de gesso para que a máquina fique preenchida de forma uniforme
  • Depois disso, você deve deixar que a massa fique em repouso entre 8 até 10 minutos, de modo que o pó se dissolva
  • Misture uma parte da pasta formada e deixe que o resto fique em repouso dentro da masseira
  • Permite que a mistura repouse mais uma vez de 3 até 5 minutos para que haja a indução da pasta
  • O próximo passo é observar qual a consistência da pasta e após esperar pela segunda vez, a massa já vai estar pronta para que você possa aplicá-la na parede
  • Feita a aplicação da 1ª parte da mistura, o resto que se manteve em repouso estará pronta para que você possa usar sem que seja necessário misturá-la mais uma vez

A aplicação da massa na superfície

Chegou então o momento prático de passar gesso na parede e há duas formas de fazer isso.

Aplicação do gesso liso sarrafeado

Com essa técnica de aplicar a mistura, é preciso primeiro fazer linhas mestras e então definir qual vai ser a altura das camadas com o uso de taliscas.

Essas taliscas, caso você não saiba, tratam-se de peças de cerâmica de tamanho pequeno e que possuem um formato retangular.

Elas devem ser fixadas nas paredes e servem com o intuito de delimitar qual vai ser a espessura final da sua massa.

Os espaços que foram delimitados pela aplicação das linhas mestras e das taliscas devem então ser preenchidas usando a pasta de gesso.

Você deve fazer a retirada do excesso usando uma régua de alumínio, e depois é preciso fazer o desempeno com bastante calma e cuidado.

Aplicação com gesso liso desempenado

A segunda forma é com a utilização do gesso liso desempenado e para isso é necessário fazer a aplicação partindo de cima até embaixo, protegendo sempre o chão dos respingos e dos restos da massa de gesso com uma lona.

Utilize as cantoneiras para poder realizar os acabamentos de cantos e quinas, então deixe as paredes molhadas antes que possa fazer a aplicação da massa.

No caso do teto, você deve fazer a aplicação usando uma desempenadeira de PVC com movimentos estilo “vai e vem”.

Depois disso, é necessário fazer a aplicação nas paredes indo sempre de cima até embaixo, tomando o máximo de cuidado para não fazer uma espessura maior que 3 mm.

Ao aplicar a segunda demão de gesso logo após, ela deverá ser feita sempre em sentido cruzado aquele da 1ª camada e usando uma régua de alumínio com o intuito de retirar excessos de massa.

A desempenadeira deve servir para fazer o nivelamento da superfície e eliminar possíveis falhas e ondulações.

Faça a aplicação da última camada de gesso de modo a corrigir eventuais falhas e alcançar a espessura final que foi planejada.

O último desempeno deve ser realizado com o máximo de cuidado para garantir que a superfície irá ficar regular e lisa.

Conclusão

Como você pode ver, aprender a como passar gesso na parede é importante porque permite fazer essa parte do serviço sem precisar contratar um profissional e ter mais despesas. Neste conteúdo, mostramos a você como fazer essa aplicação do gesso na parede de maneira eficaz e de diferentes formas para ter um ótimo resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0