fbpx

Como funciona a energia eólica

Como funciona a energia eólica

Uma das fontes de energia limpa e renovável que vem ganhando destaque no Brasil é a energia eólica

Sua energia é gerada através de recursos provenientes da natureza, sendo o vento o principal responsável pela criação e energia mecânica que se transforma em eletricidade.

Principalmente no Nordeste, onde os ventos são constantes e de qualidade, a produção de energia eólica corresponde a cerca de 86% de toda a produção do país.

PUBLICIDADE

Esse investimento em energia eólica gera um impacto positivo tanto na natureza, como também na sociedade como um todo.

Se você ficou interessado em conhecer melhor essa maneira sustentável de produzir energia elétrica, explicaremos o seu funcionamento e suas características.

Veja também quais são as vantagens e desvantagens da energia eólica

O que é a energia eólica?

A energia eólica é produzida a partir de fontes renováveis e naturais, como o vento. Desta forma, essa energia do vento é desenvolvida a partir do aquecimento do ar através de um aerogerador gerando pressões nas camadas de ar. 

Essas pressões se transformam em energia mecânica, ou seja, energia cinética em movimento, em energia elétrica.

A extração dessas energias, são feitas através do rotor, que transforma a energia cinética em mecânica, e também através do gerador, onde a energia mecânica é transformada em energia elétrica.

Quando se pensa em energia eólica, é possível pensar também em fonte renovável, segura e eficiente para ser aplicada na sociedade com o objetivo de utilizar energias que contribuem positivamente para a preservação da natureza.

Características

Para obter a produção da energia eólica, é necessário que três partes do aerogerador, as mais importantes, estejam em perfeito funcionamento. São elas:

ROTOR: que contém três pás com espaços, o que ajuda na aerodinâmica das mesmas, e um cubo que une essas pás. Esse rotor tem como principal função captar a força das massas de ar.

SISTEMA DE TRANSMISSÃO: esse sistema compreende ao conjunto do eixo e também caixa multiplicadora. 

Ele tem como objetivo, fazer a transmissão da energia mecânica que se encontra no rotor para o gerador. 

Essa caixa multiplicadora que está contida no sistema de transmissão tem como principal objetivo aumentar a velocidade do motor.

GERADOR: tem como principal função converter a energia mecânica em eólica. Essa conversão é feita por geradores eólicos.

CONTROLE: existem alguns mecanismos para controlar principalmente o rotor, e eles podem ser eletrônicos, aerodinâmicos e mecânicos. 

SUSTENTAÇÃO: ainda falando de características do funcionamento da energia eólica, não podemos deixar de falar de alguns elementos responsáveis pela sustentação. 

Dependendo do tamanho dos sistemas, são utilizadas torres treliçadas ou mastros de ferro, sendo esses galvanizados.

Outros acessórios também fazem parte do funcionamento da energia eólica, como o inversor, baterias, condutores, controladores para cargas, fusíveis, entre outros.

Funcionamento da energia eólica

Como já afirmamos acima, a energia eólica funciona a partir de pressões de massas de ar que geram a energia cinética.

Dessa forma, a turbina transforma essa energia cinética em mecânica, através da rotação das pás, e também de um gerador, ocorrendo assim, a geração de energia.

Na turbina, também é possível encontrar, um Anemômetro, para medir a intensidade do vento, como também a sua intensidade.

Além do anemômetro, também encontramos um sensor de direção (biruta), que verifica a direção do vento, de forma que a direção do mesmo deve estar sempre em um ângulo reto à torre, para que seja melhor aproveitado.

As pás para captar e converter a potência do vento e a Nacele, que é uma espécie de compartimento que abriga a caixa multiplicadora, já mencionada acima, e o sistema hidráulico, os mancais, freios de segurança e embreagem. 

Outro componente que contribui para o funcionamento da energia eólica é que além de sustentar o rotor, também faz a sustentação da nacele em uma altura adequada para o bom funcionamento. 

Vantagens da energia eólica

São inúmeros os benefícios ao adotar a energia eólica, e um dos principais é o impacto positivo em relação às mudanças climáticas e preservação do ambiente.

Para obter energia elétrica através da energia eólica, não é necessário nenhum tipo de processo de combustão, o que evita ou reduz a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

Ela é uma energia renovável, pois o vento é um recurso inesgotável. Desde que tenha correntes de ar adequadas, seu aproveitamento é ótimo.

Esse tipo de energia também reduz a dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia.

A energia eólica tem um impacto baixíssimo, uma vez que os parques eólicos são instalados após um estudo rigoroso e planejamento.

Além dessas vantagens, a energia eólica é produzida a um baixo custo, assim como a sua manutenção. 

E não podemos deixar de mencionar o fato de que a instalação de parques eólicos gera empregos para milhares de pessoas.

Tipos de energia eólica

Existem dois tipos de energia eólica offshore e a onshore, para que você possa entender um pouco mais sobre elas, vamos apontar algumas características.

Offshore

Essa energia eólica é obtida através do aproveitamento de massas de ar provenientes do vento produzido em alto mar.

Esses ventos alcançam uma maior velocidade devido a falta de barreiras que possam fazer com que sua potência seja diminuída.

Para que esse excelente recurso possa ser totalmente aproveitado, grandes estruturas são instaladas no mar a partir de técnicas de última geração.

Onshore

É a energia eólica produzida em parques eólicos e transformada em energia elétrica. Estes parques estão localizados em terra e podem ser integrados à rede de distribuição elétrica da região.

Construindo um parque eólico

Para se construir um parque eólico, é necessário um estudo e planejamento bastante rigorosos, pois essa construção é muito complexa, uma vez que muitas características influenciam o local de instalação.

É necessário fazer uma análise detalhada das variações do vento, sendo elas, temporais, verticais e espaciais.

Geralmente os projetos são desenvolvidos e otimizados a partir de supercomputadores para aumentar o desempenho da geração de energia eólica.

A energia eólica é uma importante forma de geração e transformação em energia elétrica, sendo ela renovável e com recursos infinitos.

Além disso, ela vem gerando empregos para a população, desenvolvendo assim a economia do país.

Add Comment