Como a tabela Fipe é calculada? Como podemos entender a realização da precificação de um veículo em específico? Vale a pena comprar um carro ou moto que esteja de acordo com o valor da tabela Fipe atualizada? E eu como vendedor, posso cobrar acima da tabela Fipe ou devo colocar o preço igual ao informado no site?

Muitas dúvidas, poucas respostas. Apesar de ser um site muito fácil de ser usado e compreendido, a grande maioria das pessoas ainda possui dúvidas sobre seu funcionamento, incluindo o cálculo que estipula o valor médio de veículos como carros, motos, caminhões e micro-ônibus, essas que são as 3 principais categorias encontradas por lá.
A precificação é um processo simples, sendo o principal método para estipular o preço de um carro no país, ou então qualquer outro tipo de veículo. Sempre que vamos vender ou comprar um veículo, é comum acessarmos o site da tabela Fipe apenas para conferir se o preço cobrado não está um pouco “fora da curva”.
Portanto, se você deseja saber como a tabela Fipe é calculada, além de outros detalhes sobre a ferramenta, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo, pois vamos especificar de forma simples, rápida e direta. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
Como a tabela Fipe é calculada?
Antes mesmo de trazermos outros detalhes sobre o assunto, vamos responder a você como a tabela Fipe é calculada, assim sanamos sua dúvida principal. Bem, como você sabe, existe um setor na página de pesquisa que se chama “mês de referência”, já configurado para sempre aparecer o mês em que estamos na data da pesquisa.
É justamente por causa dele e com base nele que a tabela Fipe é calculada. E por que? Acontece que a tabela Fipe mostra valores de transações médias realizadas sobre aquele veículo dentro do mês de referência. Então, por exemplo, se você fizer uma pesquisa no dia 25 de Abril, o resultado do valor que vai aparecer é a média das transações de compra e venda realizadas em todo o território nacional nos últimos 25 dias.
É claro que, se você pesquisar no dia primeiro de um mês, o valor será agregado juntamente ao mês anterior para ter um valor realmente considerável. Mas, em suma, o que você precisa saber é que a tabela Fipe é calculada com base em todas as transações daquele veículo no mês de referência, sem exceção.
Também é por isso que os valores dos veículos oscilam, geralmente para cima, principalmente nos últimos meses. Como a inflação está em alta, os vendedores cobram sempre um valor mais alto do que no mês anterior, mesmo que apenas 100 reais. Dessa forma, a moto que o redator que vos escreve vendeu em dezembro por 8,200 de acordo com a tabela Fipe, já está valendo 10 mil reais (que tristeza pessoal, perdi 1.800 em apenas 4 meses).
Posso vender acima da tabela Fipe?
E eu como vendedor, posso precificar meu veículo acima do valor que aparece na tabela Fipe? Bem, sim, sem maiores problemas. Mas, é necessário que entenda que, provavelmente, seu veículo irá demorar mais a ser vendido. Como estamos em uma época em que todos precisam de dinheiro, é normal que vendam até muito abaixo do valor original da Fipe.
Mas, se você tiver um carro completão, com alguns adicionais e que considere viável um valor acima da Fipe, não tem nenhum problema quanto a isso. A nossa dica é que pesquisa por veículos iguais na região, para saber se os donos estão cobrando muito abaixo da Fipe ou até mesmo muito acima, podendo assim ter um Norte a seguir. Até a próxima!
