fbpx

CADUNICO 2021 – Consulta e Inscrição Cadastro Único

PUBLICIDADE

As famílias que já estão cadastradas no CADUNICO poderão realizar consulta do número de inscrição por meio do aplicativo “Meu CADUNICO” para saber se o benefício foi suspenso!

O governo federal informa que milhares de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família tiveram o benefício substituído pelo auxílio emergencial, isso porque ambos os projetos utilizam a poupança da caixa para pagamento dos beneficiários, como o valor do auxílio emergencial é maior do que o valor do Bolsa Família o benefício de  menor valor volta aos cofres públicos e  o benefício com menor valor deve ser retirado da poupança social. 

cadunico

O governo também informou que pelo motivo de recebimento do auxílio emergencial as famílias que recebem o Bolsa Família não terão o benefício suspenso, após o recebimento das seis parcelas do auxílio emergencial, os beneficiários deverão voltar as atividades normais e terão de volta o valor integral do benefício Bolsa Família. 

PUBLICIDADE

A suspensão do Bolsa Família pode ocorrer por ocasião de aumento da renda dos cidadãos integrantes do grupo familiar cadastrado no CADUNICO, também pode ocorrer a suspensão do benefício ou de parte de um dos benefícios integrantes do Bolsa Família quem tenha muitas faltas na escola, caracterizadas como evasão escolar, outro motivo que pode ocasionar a suspensão do benefício é a mudança de situação do NIS Responsável do Grupo Familiar isto ocorre quando o cidadão responsável pelo grupo familiar é empregado e passa a integrar o Cadastro da Caixa com Número de Inscrição Social PIS, que deve ser o mesmo do Bolsa Família. 

Saiba Tudo Sobre o Cadastro Único neste artigo que o site Gostei Disso preparou para você!

Cadastro Único Digital

Durante o período de reclusão social as atividades nos Centros de Referência da Assistência Social foram suspensas, por isso as famílias classificadas em situação de vulnerabilidade social ficaram impedidas de fazer o cadastro, o Governo Federal criou o auxílio emergencial para que a população atingida economicamente tivesse um meio de sustento e pagamento das contas, porém no auxílio emergencial são dadas apenas 6 (seis) parcelas, sendo suspenso o benefício a partir do mês de fevereiro. 

PUBLICIDADE

Com a suspensão do benefício novas famílias deverão buscar o Cadastramento no Bolsa Família, chamado CADUNICO, este cadastramento só poderia ser realizado presencialmente em Centros de Referência Social, no entanto por ocasião da pandemia o governo federal tem estudado uma proposta para cadastro por meio de aplicativo que deverá ser feita no site www.gov.br.

Como Consultar o CADUNICO 2021

A Consulta da liberação do Bolsa Família já pode ser feita por meio do aplicativo “Meu Cadunico” e também no aplicativo “Caixa Tem”, após o cadastramento nos Centros de Referência Social (CRAS) os beneficiários do Bolsa Família deverão verificar se o benefício foi concedido, quando o benefício é concedido ao grupo familiar cadastrado o responsável pelo Número de Inscrição Social entra nos dados de informações da caixa com número NIS que contém todas as informações do grupo social cadastrado no CRAS. 

No aplicativo “Caixa Tem” também é possível fazer a consulta do benefício com CPF cadastrado ou NIS do Responsável do Grupo Familiar, no aplicativo “Caixa Tem” o responsável do grupo familiar tem acesso ao aplicativo por meio do CPF e senha da poupança digital, no menu do aplicativo está busque “Bolsa família” caso não tenha cadastrado o número do NIS o aplicativo informa “Não há beneficiários para este NIS CPF”, caso tenha cadastro deverá aguardar o calendário para recebimento do benefício que será o saldo do aplicativo “Caixa Tem”. 

A caixa também mantém teleatendimento para os beneficiários do Bolsa Família que pode ligar 121!

Quem pode fazer a inscrição?

cadastro no cadunico

As inscrições para o Bolsa Família podem ser feitas por famílias que estejam classificadas no grupo de vulnerabilidade social e tenham como rendimento familiar um valor inferior ou igual a metade do valor do salário mínimo. 

Em alguns estados o Bolsa Família também  integra outros Programas Sociais do Governo, desta maneira Bolsa Material e Programas de Combate a Mão de Obra Infantil, nestes estados crianças em idade escolar devem integrar o Bolsa Família recebendo valor de incentivo para frequência escolar. 

Como fazer o cadastro no CADUNICO?

O Cadastramento Único (CADUNICO) somente pode ser realizado presencialmente em Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), ele representa o cadastro de informações de todos os integrantes do grupo familiar e situação de vulnerabilidade, carrega informações sobre pessoas idosas, crianças em idade escolar e pessoas com deficiência física, além de atividades da família e número de desempregados. 

Em ocasião da pandemia e reclusão social os Centros de Referência Social podem estar fechados para evitar o contágio, é por isso que o Governo Federal estuda uma proposta de criação de aplicativo onde possa ser feito o cadastramento das famílias sem a necessidade de sair de casa. 

O que é NIS CADUNICO? 

O Número de Inscrição Social é uma identificação dos cidadãos beneficiários de Poupança Social da Caixa, dentro do sistema de Cadastro dos Centros de Referência Social da Caixa são integrados as informações do Grupo Familiar, quando o Bolsa Família é liberado o Número de Inscrição Social do Responsável do Grupo Familiar passa a integrar os sistemas da caixa com todas as informações recolhidas do CADUNICO. 

Quando o integrante familiar é empregado o Número da Inscrição Social passa a ser PIS e o Bolsa Família é desativado, as informações recolhidas pelos Centros de Referência e Assistência Social  continuam a integrar o Número de Inscrição Social do Responsável Pelo Grupo e ainda poderão ser vistas no Sistema da Caixa. 

CADUNICO e Auxílio Emergencial 

O Auxílio Emergencial é liberado em uma situação de emergência social e por isso tem um questionário reduzido que informa apenas a situação econômica do cidadão , já o CADUNICO é realizado pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), contém informações completas sobre os grupos familiares em situação de vulnerabilidade social, tais como número de pessoas que fazem parte do grupo familiar, pessoas idosas e deficientes, espaço ocupado pelo grupo familiar casa, número de quartos entre outras. 

Programas que Utilizam CADUNICO

Todos os programas criados por estados brasileiros e que integram o Bolsa Família fazem parte do CADUNICO. Durante a década de noventa e início do novo milênio os governos estaduais de diversos estados brasileiros, bem como entidades internacionais preocuparam-se em criar programas de combate a fome, pobreza e trabalho infantil, muito destes programas passaram a integrar o sistema Bolsa Família criado entre 2002 (dois mil e dois) e 2006 (dois mil e seis). Veja, alguns programas que integram o Bolsa Família:

  • Bolsa Escola, Programa de Combate a Evasão Escolar; 
  • Fome Zero;
  • Bolsa Material Escolar; 
  • Programas de Auxílio a Gestantes em Situação de Vulnerabilidade;
  • Programa Nacional de Renda Mínima;
  • Programa Nacional de Acesso a Alimentação;
  • Auxílio Gás. 

Add Comment