Consulte seus créditos da Nota Fiscal Paulista

O governo paulista possui o programa Nota Fiscal Paulista que tem como objetivo diminuir a sonegação fiscal e oferecer benefícios a todos os cidadãos, por meio da devolução de parte do imposto pago em suas compras diárias. Isso mesmo: é possível receber de volta parte do imposto que pagou por suas compras no supermercado ou em qualquer outro lugar.

Para isso você deve solicitar que o atendente, em todas suas compras, adicione o seu CPF na nota fiscal. Desse jeito você poderá se cadastrar no sistema, consultar seus créditos e transferi-los para sua conta corrente ou poupança.

Nota Fiscal Paulista
Consulte seu saldo da Nota Fiscal Paulista de forma fácil e simples. (Foto: Reprodução)

Consultar Créditos Nota Fiscal Paulista

A consulta de créditos no site Nota Fiscal Paulista pode ser feita por todos os cidadãos paulistas que já possuem cadastro no sistema. Ao informar o CPF na nota fiscal, o desconto cai diretamente no seu cadastro e você poderá transferir esse crédito assim que atingir um valor mínimo. Para utilizar a primeira vez você deverá atingir um valor de R$25,00 e após esse valor poderá usar da maneira que quiser, seja abatendo no valor do IPTU ou IPVA ou transferindo o valor direto para sua conta. A consulta de créditos é feita no site acessando sua conta pelo www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx.

É preciso escolher a opção “Consumidor” e informar o CPF e a senha cadastrada. Em seguida, selecione a opção “Consultar”, informe o semestre e clique novamente em “Consultar”. O sistema irá mostrar uma relação de todas as notas fiscais onde o seu CPF foi incluído naquele período, e só poderá ver o valor que receberá por cada nota fiscal se já tiver efetuado sua primeira transferência.

Como Utilizar Créditos

Você pode transferir os seus créditos obtidos diretamente para sua conta corrente ou poupança. Lembrando que a conta deve estar no nome do indivíduo cadastrado, não são aceitas contas de terceiros.

Dentro do sistema, selecione a opção “Conta Corrente” e, em seguida, “Utilizar Créditos”. Você poderá escolher a forma de utilização (enviar para conta corrente ou poupança) e depois escolher o banco em que possui a conta. É preciso informar ainda o número da agência e da conta.

Na primeira transferência a própria Nota Fiscal Paulista define o valor, mas depois você poderá passar a definir o valor até o limite de seus créditos. O valor a ser transferido deve ser a partir de R$25,00.

Nota Fiscal Paulista
Você pode utilizar seus créditos quando quiser.

Cadastro Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista é indicada para consumidores no geral, fazendário, contabilista, usuário do PROCON, representante contribuinte ou até para contribuinte ICMS. No momento do cadastro você deve escolher a opção que corresponde ao seu perfil e informar o CPF/CNPJ e demais dados. Qualquer um pode ser cadastrar é fácil e simples, veja como se cadastrar:

  • Acesse o site oficial Clicando AQUI;
  • Escolha a opção que se enquadra no seu cadastro: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
  • Insira os dados que serão pedidos e clique em “Avançar” para concluir seu cadastro.

Após a conclusão e confirmação do cadastro você já poderá utilizar os serviços pedindo a Nota Paulista no seu CPF ou CNPJ cadastrado. O valor do crédito é feito com base no cálculo de até 30% do ICMS do valor da nota. Veja abaixo o percentual de cada tipo de serviço:

30% para Peixarias, açougues e livros;

20% para Revestimentos, aria, telhas, viros, pneu, lojas de conveniência, artigos fotográficos e equipamentos de telefonia e comunicação;

10% para padarias, bares, restaurantes e outros;

5% para cosméticos, perfumaria, acessórios e vestuário;

0% para fogos de artifício, tabacaria e armas de fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *