Como tirar o passaporte?

O passaporte é documento obrigatório para todas as pessoas que desejam visitar outro país, ainda que não precise do visto. Obter esse documento é muito simples e, apesar de envolver o pagamento de algumas taxas, não é nada muito exorbitante. Qualquer um pode tirar o seu passaporte para viajar de forma simples e rápida.

É indicado que você inicie o procedimento de tirar o seu passaporte meses antes de sua viagem, para garantir que terá o documento quando for necessário.

Como tirar o passaporte? (Foto: Divulgação)

1 – Documentos necessários

O primeiro passo para tirar o seu passaporte é reunir todos os documentos necessários, sendo eles os seguintes: RG, Título de Eleitor, comprovantes de votação da última eleição, CPF, CNH ou Carteira de Trabalho, documento que comprove quitação do serviço militar (para homens), Certificado de Naturalização, se for o caso.

Caso esse não seja o seu primeiro passaporte você deve levar também o anterior.

2 – Formulário no site da Polícia Federal

Com os documentos em mãos você deve acessar o site da Policia Federal e preencher o formulário de requerimento (www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte). Informe os dados pessoais, documentos e dados complementares. Escolha também o local para atendimento presencial.

Por último clique em “Gerar protocolo” e anote-o para apresenta-lo no dia do atendimento.

3 – Pague a GRU

Após preencher o formulário, você deverá gerar a Guia de Recolhimento da União – GRU – e efetuar o pagamento dentro do prazo de vencimento. Guarde o comprovante de pagamento da taxa e apresente-o junto com os demais documentos no dia do atendimento.

4 – Agende o seu atendimento

Após a compensação do pagamento, você deve voltar ao site da Polícia Federal para agendar o seu atendimento presencial em uma das unidades. Alguns postos não precisam de atendimento, por isso verifique antes de selecioná-lo.

Como tirar o passaporte? (Foto: Divulgação)

5 – Compareça ao atendimento

No dia e horário marcado vá a unidade com todos os documentos mencionados e o comprovante de pagamento da taxa, além do protocolo de inscrição. No local eles irão tirar sua foto, recolher sua assinatura e suas digitais, depois irão conferir a documentação.

Depois você só precisa aguardar ficar pronto e isso pode levar em média seis dias úteis. No final do atendimento você receberá um protocolo com uma data provável para a entrega do documento.

6 – Pegue seu passaporte

Quando o documento estiver pronto você deve retornar ao posto de atendimento com seu documento de identidade e efetuar a retirada. O passaporte possui validade de dez anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *