Como organizar uma lista de casamento

Ao iniciar a organização de um casamento um dos primeiros passos é criar a lista de convidados. Isso porque, de acordo com a lista, serão definidos todos os outros detalhes, como buffet, decoração, espaço para a festa, gastos, etc. A lista é o início para tudo e ela deve corresponder ao seu orçamento para o casamento.

Não adianta fazer uma lista enorme se você não possui muito dinheiro. Nesses casos o ideal é sempre fazer uma cerimônia mais íntima apenas para os amigos mais próximos. Para te ajudar a organizar sua lista de casamento, veja a seguir algumas dicas.

Como organizar uma lista de casamento (Foto: Divulgação)

Comece com os familiares

Uma boa dica é iniciar a lista com os familiares dos noivos. Insira os pais, irmãos, sobrinhos, avós e tios. Se achar necessário convide também primos, mas apenas se forem muito próximos. Não vale a pena convidar parentes muito distantes se não são íntimos, até mesmo porque eles podem nem vir.

Outra dica importante é não convidar ninguém por obrigação, apenas por ser da família. Há muitos parentes que não são próximos, nem farão parte da vida do casal no futuro, então de que adianta convidá-los? Dê preferência àqueles que estarão sempre próximos.

Como organizar uma lista de casamento (Foto: Divulgação)

Colegas de Trabalho? Só se forem amigos íntimos

A dica acima também vale aqui: colegas de trabalho são apenas colegas de trabalho, não fazem parte de sua vida pessoal, portanto não há motivos para inseri-los na lista de casamento. Até mesmo porque se você convidar um e não convidar os outros pode acabar criando um clima tenso no ar.

Só convide colegas de trabalho se eles forem seus amigos íntimos, fazerem parte de sua vida pessoal e até ajudarem nas preparações.

Como organizar uma lista de casamento (Foto: Divulgação)

Estipule um número de convidados

Antes mesmo de começar a colocar os nomes na lista é preciso estipular um número máximo de convidados. Esse número deve coincidir com o orçamento que o casal possui para o casamento. Se for algo mais íntimo, estipule um número baixo de convidados. Se o orçamento for um pouco maior, a quantidade pode ser de 100 a 200 convidados. A partir de 200 o casamento tende a exigir um orçamento um pouco maior.

Ter de 100 a 200 convidados pode parecer uma quantia enorme e você pode achar que não possui tantos amigos ou pessoas para convidar, mas acredite: sempre tem. Faça a lista, depois avalie-a com cuidado e se achar que está muito grande, vá fazendo seleções e retirando algumas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *