Como abrir uma reclamação na Anatel?

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – é a empresa responsável por administrar as reclamações sobre as operadoras de telefone, como Oi, Vivo, Claro e Tim. É através da Anatel que as operadoras de telefone recebem suas reclamações e recebem um ultimato para resolver o problema ou pelo menos conceder uma boa resposta ao consumidor.

Qualquer um pode fazer uma reclamação para a Anatel, basta saber como. A seguir você aprenderá como abrir uma reclamação na Anatel.

Como abrir uma reclamação na Anatel? (Foto: Divulgação)

Fale com sua operadora

O primeiro passo é entrar em problema com sua operadora de celular, pois ela é obrigada a lhe fornecer informações sobre qualquer serviço contratado. Além disso, a operadora é obrigada a resolver problemas técnicas ou de cobrança, tendo que cumprir prazos. Por isso, sempre que houver alguma dúvida ou reclamação, o consumidor deve primeiro entrar em contato com a operadora, sempre anotando o número do protocolo de atendimento.

Caso a operadora não conceda, você deve exigir o número, pois ele comprova que você entrou em contato com ela e que a mesma está ciente de seu problema.

Como abrir uma reclamação na Anatel? (Foto: Divulgação)

Entre em contato com a Anatel

Caso a operadora não lhe responda ou a resposta não seja adequada, você deve entrar em contato com a Anatel. Para registrar a reclamação você deve ter em mãos o número do protocolo cedido pela operadora e uma procuração, caso não seja o titular da conta.

É possível entrar em contato pela internet acessando AQUI a área de reclamação, no Suporte do Atendimento aos Usuários, na Central de Atendimento Telefônico nos números 1331 e 1332 (esse último apenas para deficientes auditivos), ou ainda pelo aplicativo Anatel Consumidor.

Se preferir, você também pode registrar pessoalmente nas salas do Cidadão. Depois de registrar sua reclamação, a Anatel irá lhe passar um número de solicitação; anote e guarde-o.

Como abrir uma reclamação na Anatel? (Foto: Divulgação)

Aguarde a resposta da operadora

Com sua reclamação registrada, a Anatel envia-a para a operadora que terá até cinco dias úteis para dar uma resposta ou apresentar uma solução. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet no site da Anatel ou pelo aplicativo Anatel Consumidor, sempre informando o número da solicitação.

Como abrir uma reclamação na Anatel? (Foto: Divulgação)

Entre em contato novamente com a Anatel

Você deve entrar em contato novamente com a Anatel caso a sua operadora não responda nos cinco dias úteis ou não apresente uma resposta adequada. Você deve entrar em contato pelos mesmos canais de atendimento para reiterar a reclamação.

Se a resposta não for adequada, o método é outro: o consumidor tem 15 dias úteis para entrar em contato com a Anatel e pedir a reabertura da reclamação.

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