Certidão Negativa Receita Federal

A Certidão Negativa Receita Federal é um documento que comprova se o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica tem alguma pendência com a Receita Federal, ou seja, se tem alguma dívida. Para poder obter essa informação é necessário acessar o site da Receita Federal.

Certidão Negativa Receita Federal (Foto: Divulgação)

Como emitir Certidão Negativa

Para emitir Certidão Negativa Receita Federal é preciso acessar o site da Receita e optar por pessoa física ou jurídica. Para pessoa física será preciso informar o número do CPF, para pessoa jurídica será necessário informar o número do CNPJ. Depois é só clicar em “consultar”, que aparecerá os dados do informante. Se o contribuinte não conseguir emitir a Certidão Negativa de débitos pelo portal da Receita Federal deverá se dirigir até uma unidade da Receita mais próxima e requerer o documento.

Certidão Negativa Receita Federal (Foto: Divulgação)

Para que serve a Certidão Negativa Receita Federal

A Certidão Negativa Receita Federal tem prazo de 180 dias, ou seja 3 meses e é um comprovante de dívida ativa ou não com a União e é necessária quando o contribuinte quer fazer um financiamento, no caso de compra e venda de um imóvel, no caso de saída definitiva do país, espólio, para participar de licitações e concorrências públicas.

Certidão Negativa Receita Federal (Foto: Divulgação)

Certidão Negativa Estadual

O nome pode ser diferente, mas a função é a mesma, pois prova que o contribuinte está com os seus tributos em dia ou não. Da mesma maneira que é possível emitir a Certidão Negativa Receita Federal é possível emitir a Certidão Negativa Estadual. Para tanto basta informar o número do CNPJ ou do CPF no site da Secretaria da Fazenda do estado onde você mora. Com as facilidades que a internet oferece você tem como emitir o documento de forma rápida e segura, basta ter acesso à internet.

Certidão Negativa Receita Federal (Foto: Divulgação)

Imposto de Renda

Quando uma pessoa seja jurídica ou física deixa de cumprir com suas obrigações com a Receita Federal ou Estadual, com o não pagamento de impostos, ou quando não faz a Declaração de Imposto de Renda o CPF ou CNPJ consta na Certidão Negativa Receita Federal ou Receita Estadual como positiva, isso quer dizer que há débitos pendentes e é preciso regularizar o quanto antes. Milhares de brasileiros passam por essa situação e ficam na dúvida, quanto ao pagamento da dívida, por isso é imprescindível procurar a Receita Federal ou Estadual para regularizar as pendências o quanto antes. Se você é uma dessas pessoas procure hoje mesmo fazer uma negociação das suas dívidas e limpe o seu nome ou da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *